Aquela cena que te rendeu um frio na barriga, sem dúvidas, não seria a mesma se tirássemos a trilha sonora. Pensando nisso, resolvemos trazer tudo o que você precisa saber sobre a música da indústria cinematográfica.
Afinal, é muito curioso o quanto o som faz diferença nas obras de cinema, produzindo o efeito de acordo com a intenção de quem está na produção. Sabemos que a música provoca impacto em nós de maneira intensa, inclusive fisicamente, portanto, vale a pena explorar o assunto.
A indústria cinematográfica e a música
Primeiramente, precisamos lembrar que o cinema é um produto audiovisual, sendo assim, imagem e som são igualmente importantes. Mesmo quando os filmes não tinham imagem colorida ou diálogos, estava a trilha sonora lá para ajudar a construir as cenas.
E com a evolução das ferramentas temos como resultado produções ricas nos sons em cada detalhe deles. Com isso, também é interessante que você saiba a diferença da trilha sonora e das músicas, de maneira específica, que fazem parte da obra.
Porque a cena pode ter sons que correspondem ao que o personagem está fazendo ou uma produção apenas instrumental. Bem como uma lista de músicas que podem já existir ou serem produzidas especialmente para o filme.
Quem é responsável pela música em um filme?
Todos os sons, como vimos antes, possuem uma intenção no filme, eles ajudam a complementar a intenção da cena. Por causa disso, claro que a escolha é feita de maneira profissional por alguém como o diretor, por exemplo.
Além disso, esse trabalho pode ser feito por outro indivíduo contratado para esse fim. É o produtor musical ou music editor. Em encontros com o diretor do filme, esse profissional vai analisar as melhores obras para compor a trilha sonora.
A música ajuda a produzir emoções
Quando você ouve música e se lembra de uma memória da infância está experimentando um fenômeno comum. A música tem esse poder, não é à toa que se faz tão relevante em uma cena. Os sons são capazes de causar efeito nas nossas emoções.
Uma canção melancólica pode te fazer derramar lágrimas ao assistir uma cena de término de relacionamento. Outra mais animada deixa aquela parte do filme ainda mais divertida. Junto a tudo isso, outro recurso é gerar lembranças.
Você pode ter conhecido uma música em um filme e ter se apaixonado por ela. Também vai se lembrar sempre do filme quando quiser ouvi-la. São questões profundas e que fazem toda a diferença no cinema enquanto experiência.
Quando falamos sobre a música na indústria cinematográfica, precisamos pensar em tudo isso. É um tema profundo e muito interessante. Obviamente, os sons que tanto abalam as nossas emoções precisam fazer parte dessas obras.
Percebemos que as imagens tiram o fôlego e são poderosas, mas sem a música, elas perdem muito do impacto que podem gerar. Um filme pode deixar uma impressão de alegria, medo, tristeza ou outras emoções, tudo considerando a trilha sonora que ele possui.
Aproveite para entrar em nosso site e conhece mais sobre o nosso trabalho em torno da arte e seja um parceiro você também!