Em tempos de isolamento social, ficar em casa pode ser uma oportunidade de descobrir novos interesses. Além de estimular a criatividade, adotar um hobby pode ser uma forma de aliviar o estresse, se sentir bem consigo mesmo ou desenvolver um passatempo em família.
Que tal começar hoje mesmo? Confira algumas dicas que separamos para quem está em busca de novas atividades criativas.
1. Aprender coisas novas online
No período de quarentena, muitos especialistas têm oferecido aulas e palestras gratuitas nas redes sociais.
Por exemplo, vídeos ao vivo no Instagram ou no YouTube e cursos gratuitos são uma chance de conhecer mais sobre um assunto do seu interesse. E sem gastar nada por isso!
2. Criar um diário em tópicos
O chamado diário em tópicos ou bullet journal, mistura relatos do dia a dia com:
– Lista de tarefas;
– Planejamento pessoal e financeiro;
– Controle de hábitos;
– E o que mais a criatividade mandar.
No Instagram e no Pinterest, há bons exemplos para se inspirar!
3. Criar ou curtir playlists de música
No YouTube ou em aplicativos de streaming de música, como o Spotify, é possível criar ou encontrar diversas listas de músicas relacionadas a artistas ou gêneros específicos. Também é possível compartilhar suas coletâneas com amigos. É só dar o play e aproveitar!
4. Estudar um instrumento musical
Essa dica vale tanto para quem já tem um instrumento em casa e quer estudar quanto para quem quer aproveitar o período de isolamento para aprender algo novo. Vale recorrer a:
– Videoaulas;
– Apostilas;
– Exercícios;
– Cifras;
– Partituras disponíveis na internet.
5. Descobrir novos artistas e bandas
Além de ouvir as músicas que já gostamos, procurar novidades pode se tornar um hábito interessante. Aplicativos como Spotify, Shazam e Last Fm dão acesso a uma enorme diversidade de canções. Já o Mixcloud, reúne as melhores rádios do mundo.
6. Dançar
É fundamental se exercitar e pode ser muito divertido! Vale se mexer ao som das suas músicas preferidas em casa, assistir videoaulas, participar de jogos de dança online ou brincar com as crianças ao som de algum desenho animado.
7. Meditar
Meditar é saudável para o corpo e a mente. Sentar-se por alguns minutos em um local confortável e silencioso e concentrar-se na respiração, já faz toda a diferença. Aplicativos grátis como Insight Timer, Lojong, Meditopia e Calm podem ajudar a desenvolver o hábito.
8. Jogos
Além dos tradicionais jogos de cartas e tabuleiro e videogames, que são sempre boas opções para passar o tempo, vale a pena buscar aplicativos ou sites de jogos online que permitam compartilhar a diversão com quem está longe.
9. Cozinhar
Cozinhar pode ser apenas uma tarefa doméstica ou um momento de diversão em família. Testar novas receitas, ensinar as crianças a preparar pratos simples ou usar a criatividade para aproveitar as sobras das refeições pode se tornar um hobby individual ou coletivo.
10. “Encontrar” os amigos
Isolamento social é uma medida muito importante, mas dá para reduzir a distância. Aplicativos como WhatsApp, Telegram e Skype, além do site Zoom, permitem fazer ligações de vídeo com amigos e familiares. Vale organizar festas, saraus, jogos e brincadeiras.