X lançamentos inspirados no isolamento social que você precisa ouvir

O período de isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, trouxe outra realidade para a classe artística no mundo todo. Acostumados ao calor humano, agora os artistas apresentam-se na sala de estar, direto pela internet.

E a quarentena realçou também a criatividade de muitos compositores e cantores, que apresentaram lançamentos inspirados no isolamento social.

No texto de hoje, confira 5 lançamentos que refletem o momento de isolamento social e que você precisa ouvir.

Anavitória – “Me Conta da Tua Janela”

Uma das duplas atuais de maior sucesso no Brasil, o duo Anavitória aproveitou o período para lançar “Me Conta da Tua Janela”, uma canção que busca trazer um pouco de paz e calmaria em um momento conturbado e repleto de incertezas.

Com sutileza, souberam transmitir uma mensagem de que nem tudo está perdido. A música é um grito de esperança, necessário atualmente.

Wilson Sideral – “Calma”

O mineiro Wilson Sideral também lançou música para trazer reflexão às pessoas. “Calma” foi divulgada nas redes sociais e é um recado para o momento de isolamento social. “Um pouco de calma, na urgência da idade. Um pouco de calma, não faz mal à verdade”, diz trecho da canção.

No clipe, o cantor e compositor utilizou a arte e caligrafia do filho de 7 anos, Romeu Moraes, para inserir a letra da canção ao vídeo, dando um toque de delicadeza que caiu muito bem.

MV Bill – “Quarentena”

O título da canção do rapper MV Bill é claro. Trata-se de um lançamento inspirado no isolamento social.

Com crítica social, como de costume, a letra traz reflexões sobre a atuação de políticos e reforça a importância de ficar em casa para ajudar no combate ao novo coronavírus.

Baco Exu do Blues – “Não Tem Bacanal na Quarentena”

Para os fãs de rap, mais do que uma canção, Baco Exu do Blues apresentou nove canções em um lançamento inspirado na quarentena. Em apenas três dias, o rapper gravou o material, em sua casa, e disparou nas plataformas de streaming.

As letras retratam o período atual, com críticas à desigualdade social, o racismo estrutural e dando voz às comunidades carentes.

Rolling Stones – “Living on a Ghost Town”

Para fechar a lista de lançamentos inspirados no isolamento social, a banda Rolling Stones lançou uma música inédita depois de oito anos. A produção começou em estúdio, no ano passado, mas foi finalizada pelos músicos durante o período de isolamento.

“Vivendo em uma Cidade Fantasma”, na tradução livre, traz trechos de reflexão como “A vida era tão linda, depois fomos todos isolados. Me sinto como um fantasma vivendo em uma cidade fantasma”.

O videoclipe traz imagens de cidades do mundo todo vazias, mostrando o impacto que a quarentena e o isolamento social causaram na sociedade.

Com shows e apresentações presenciais suspensos no Brasil, a internet ganhou ainda mais força para os artistas. Muitos angariam fundos, fazem doações, inclusive para outras instituições que vivem da arte e do entretenimento.

As músicas, álbuns e videoclipes apresentados na lista acima podem ser conferidos nas plataformas de streaming, como Spotify e YouTube.