Ainda que o isolamento social, por conta da pandemia do Coronavírus seja necessário, é preciso tomar cuidado com as enfermidades da mente também. A música é um dos remédios mais eficazes contra a ansiedade.
Segundo estudo liderado pelo neurocientista britânico David Lewis-Hogson, do Mindlab Internacional, a música pode ter efeitos bastante benéficos à saúde mental da pessoa, reduzindo em até 65% sua ansiedade.
O melhor sobre a descoberta do Doutor David é que se refere a um tratamento de baixo custo: um bom par de fones de ouvido pode ser tudo o que você precisa para desvencilhar-se do estresse ocasionado pelo isolamento social.
Quais as músicas mais relaxantes, segundo os cientistas?
Segundo o estudo, a música que, em pouco mais de 8 minutos, é capaz de reduzir drasticamente sua ansiedade é Weightless, de Marconi Union e criada em paralelo com Lyz Cooper, responsável pela criação da Academia Britânica de Terapia de Som.
Esta música foi criada com a finalidade de relaxar, visto ter sido desenvolvida para ser escutada dentro de um SPA. No entanto, sua eficácia como parte da terapia vai muito além do esperado, de acordo com a Ciência.
A playlist sugerida pelos estudiosos é a seguinte:
1. “Weightless” – Marconi Union;
2. “Electra” – Airstream;
3. “Mellomaniac (Chill Out Mix)” – DJ Shah;
4. “Watermark” – Enya;
5. “Strawberry Swing” – Coldplay;
6. “Please Don’t Go” – Barcelona;
7. “Pure Shores” – All Saints;
8. “Someone Like You” – Adele;
9. “Canzonetta Sull’aria” – Mozart;
10. “We Can Fly” – Café Del Mar.
Não precisa perder seu tempo procurando pelas músicas separadamente: uma <a href=”https://open.spotify.com/playlist/71mRGOhRHXZRSbQzouuFw7?si=wK9hoXHFQTm3RZELenxxOA”playlist foi criada no Spotify justamente para que você comece a terapia agora mesmo.
Efeitos da ansiedade no corpo humano
Níveis elevados de ansiedade aumentam o estresse, conhecido como o mal do século. Os riscos à saúde são inúmeros: as chances de sofrer infarto aumentam, além de poder trazer:
– Obesidade;
– Problemas gastrointestinais, como gastrite nervosa;
– Asma;
– Depressão;
– Entre tantos outros.
De acordo com artigo publicado pelo The Atlantic, o problema é tão grave que a ansiedade e o estresse podem causar ainda mais mortes que diabetes ou Alzheimer. O estudo foi realizado em conjunto pelas universidades de Harvard e Stanford.
Estudiosos analisaram diversos fatores, como questões relacionadas a saúde das pessoas, condições de trabalho e longas jornadas de trabalho. Esses e outros fatores de risco podem ocasionar problemas no sistema imunológico das pessoas, podendo levá-las à morte.
Conclusão
Pode-se afirmar que a música salva vidas, melhora a qualidade de vida e evita que problemas de saúde ocasionados pela ansiedade e pelo estresse se manifestem.
Além disso, o convívio social torna-se mais harmonioso, uma vez que os espíritos em alta fazem toda a diferença para criar laços de empatia cada vez mais fortes entre as pessoas.
É importante que você esteja ciente dos efeitos da ansiedade em sua vida. Não apenas você, como sua família pode sofrer as consequências pela negligência.
Por isso, desenvolvemos iniciativas para fortalecer o bem-estar dos envolvidos em seus projetos institucionais, garantindo o respeito aos seus direitos sociais, através de ações contínuas, planejadas e gratuitas. Conheça-nos: