Arte é essencial nas nossas vidas e, sem ela, seria praticamente impossível contemplar manifestações artísticas tão grandiosas que fazem parte da nossa cultura e são consideradas os marcos de todo um período histórico.
Muitas pessoas se enganam ao pensar que a Arte possui influências limitadas, que se restringem apenas a um círculo social de artistas.
Arte se faz presente nos mais diversos setores da sociedade e algumas de suas influências estão ligadas diretamente ao nosso cotidiano.
Sinais de que a Arte está influenciando diversos setores
– Ouvir uma música;
– Assistir um filme;
– Ler um livro.
Tudo isso são exemplos de como a Arte se faz presente nas nossas vidas, através de atividades simples do cotidiano.
É interessante observar como as maneiras de apreciar Arte mudaram ao longo dos tempos, devido, sobretudo aos inúmeros avanços tecnológicos, mas são muitos os setores revolucionados e influenciados diretamente pela Arte.
Conheça alguns desses setores e os sinais que indicam essa influência:
1. Moda e vestuário:
Engana-se quem pensa que as peças de roupa são apenas modelos aleatórios pensados por alguém, pelo contrário, a moda é um dos setores que mais recebe as influências diretas da Arte e, para comprovar isso, basta olhar os eventos anuais desse setor.
Todos os anos são eleitas “cores do ano” e essas se tornam as mais requisitadas, assim como as mudanças de roupa acompanham as estações: inverno, verão, outono e primavera.
Isso não é apenas por motivos estéticos, mas porque há uma influência direta da Arte em todas as roupas que nós usamos. Cores, modelos, estampas, tecidos, tudo isso faz parte de um conjunto de conceitos e estudos baseados na história da Arte.
Um exemplo disso é o quanto algumas peças símbolos de uma determinada época voltam a ser utilizadas na atualidade, após passarem por uma releitura.
2. Tecnologia:
Esse é um dos setores mais impactados pela Arte, sem dúvidas. As salas de cinema cada vez maiores e com exibições em 3D, aumento das plataformas de streaming, aparelhos digitais para a leitura de livros, shows altamente tecnológicos.
Chega a ser impossível pensar a nossa relação com a Arte na atualidade sem a presença da tecnologia. Uma prova disso é que conhecemos as obras de grandes autores, pintores e músicos sem sair de casa.
Tudo isso demonstra o quanto os avanços tecnológicos se moldaram para proporcionar novas formas de experiência com a Arte.
3. Arquitetura:
Grande parte do planejamento de uma casa ou de um espaço de uso público passa pelas mãos de um arquiteto/arquiteta. É interessante perceber como os modelos de casas, as “novas tendências” da Arquitetura, a decoração e até mesmo as cores escolhidas têm uma relação direta com a arte.
Grandes prédios históricos trazem consigo os traços da Arquitetura e recontam a história de uma determinada época, assim como as obras mais modernas possuem influências de grandes movimentos e conceitos artísticos, por isso a importância de valorizar e apoiar esse setor.
O setor da Comunicação Social (Publicidade, Jornalismo) também recebe influências diretas da Arte e isso fica comprovado nos designs gráficos, nas peças publicitárias e nos filmes independentes que são gravados todos os anos.
Um fato importante e que deve ser ressaltado é que a arte não possui influências apenas estéticas e culturais, mas sobretudo, econômicas. A Arte é um dos setores que mais movimenta a economia, tanto nacional quanto internacional, e esse é um dos motivos pelos quais deve ser sempre ressignificada e valorizada.
Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos projetos: