Todos os países têm sua cultura. Essa que é muito importante para a formação pessoal e intelectual das pessoas e também para ajudar a desenvolver a capacidade de relacionamento com os outros.
A cultura diz muito sobre um povo específico. Explica sobre seus hábitos, costumes e crenças. Entre os elementos de maior relevância dentro da cultura está a música. E a música cultural brasileira pode ser definida com a palavra diversidade.
Um país tão grande permitiu que suas várias regiões tivessem seus próprios costumes, com um leque variado de culturas. E a música também se encaixa nesse aspecto, fazendo com que o Brasil possua uma grande variedade musical.
O Brasil não apenas incorporou outros gêneros musicais a sua cultura, mas também possui o seu próprio, que é a Musica Popular Brasileira (MPB)
, além do samba, da marchinha, do sertanejo, da jovem guarda, da bossa nova, do choro, entre muitos outros.
Todos esses gêneros tem sua importância na construção da cultura brasileira e da nossa sociedade. Em nosso país, a música ajuda pessoas a saírem da pobreza, conseguindo tomar um rumo totalmente novo em sua vida.
A música no Brasil está incorporada a diversos projetos sociais, contribuindo para o desenvolvimento das gerações, ajudando também a criar novos artistas, mantendo nossa cultura musical viva.
Seja de uma música com ritmo único ou misturada a outros ritmos, a história brasileira possui uma importante relação com seus próprios ritmos. A música clássica existe por aqui desde quando era colônia. Aos poucos ela foi crescendo e ganhando espaço, até chegar ao ápice no início de 1800, com a chegada da Família Real.
Desde então, surgiram vários ritmos de vários cantores que marcaram época e fizeram história, ficando raízes na cultura brasileira, se espalhando para todas as regiões e ajudando a criar uma nova identidade musical para o país.
Águas de Março (Tom Jobim e Elis Regina)
Um clássico atemporal, produzido por dois dos maiores cantores nacionais, está entre as maiores composições da música clássica brasileira. Ela foi lançada em 1974 e ganhou destaque na revista Rolling Stone, estando em segundo lugar na lista das 100 maiores músicas nacionais.
Anunciação (Alceu Valença)
Outra música que marcou gerações e ainda é muito escutada nos dias atuais. Sua composição traz uma letra com significados profundos e diversos, apresentando temas como otimismo, esperança e amor. Além de também misturar ritmos diferentes, juntando o MPB ao forró, fazendo com que seja uma música bastante impactante e esteja constantemente presente em várias ocasiões culturais.
Jack Soul Brasileiro (Lenine/Fernanda Abreu)
Essa música é um estilo que representa o Brasil tão bem quanto o samba ou futebol, fazendo referência a nossa cultura musical e nacional como um todo. Reunindo vários estilos como rock, forró e MPB, os cantores quiseram passar a mensagem da diversidade cultural e as riquezas do nosso país.
Aquele Abraço (Gilberto Gil)
Sendo um dos maiores cantores da cultura musical brasileira, Gilberto Gil lançou essa música em 1969 e a compôs algum tempo antes de se exilar em Londres durante o período da ditadura militar, tornando ela uma espécie de canção de despedida.