Saiba quais são as maiores orquestras sinfônicas do Brasil e se encante pela qualidade que a música clássica tem atingido nos palcos do nosso país!
A Música Clássica no Brasil
Segundo o Portal Brasileiro de Dados Abertos existem, atualmente, 371 orquestras em território nacional. Divide-se em sinfônicas e filarmônicas, denominações que indicavam se o conjunto de músicos era profissional ou amador até o início do século XX. Hoje essas nomenclaturas representam a fonte de financiamento que permite o andamento das atividades do conjunto.
O processo de democratização da música clássica no Brasil teve sua inspiração no “Concert For Group And Orchestra” de 1969, concerto que uniu a banda Deep Purple e a Royal Philharmonic Orchestra. A mistura de estilos musicais populares como o rock e música clássica visa atrair o interesse de públicos diversificados e, principalmente, democratizar o acesso a esse estilo musical tido, durante vários anos, como erudito.
Orquestras Sinfônicas no Brasil
Com um número tão vasto de orquestras, a tarefa de elencar as maiores torna-se um desafio. A partir de inúmeras citações de revistas e portais especializados temos uma ideia das orquestras sinfônicas do Brasil de maior história e renome, tanto no Brasil, quanto internacionalmente.
Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo
Mencionada pela revista Gramophone, autoridade em música clássica desde 1923, como uma das orquestras emergentes mais promissoras. A Osesp, como também é conhecida, é uma das orquestras sinfônicas mais importantes do país, em atividade desde 1954. Em 2018 venceu o Grande Prêmio da Revista Concerto pela conclusão do projeto de gravação das Sinfonias de Villa-Lobos.
Orquestra Sinfônica Brasileira
Foi pioneira na realização de turnês pelo Brasil e pelo mundo, projetos de formação de plateia e apresentações ao ar livre. Foram mais de 5 mil concertos realizados ao longo de quase 80 anos de trajetória.
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Em atividade desde 1939, a OSM foi considerada pelo Maestro João Carlos Martins como “A melhor orquestra do nosso país”. Sua história se confunde com a difusão da música orquestral na cidade de São Paulo.
Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz
Considerada a melhor orquestra de 2017 pela revista Movimento, a OSTP, de Belém (Pará), tira o foco do Sudeste quando o assunto é desempenho e qualidade musical. Diferencia-se pelo grande número de músicos locais em sua composição.
Orquestra Sinfônica do Recife
Novamente fora do Sudeste, a OSR é a orquestra mais antiga no Brasil em atividade ininterrupta. Em 2018 foi declarada Patrimônio Imaterial de Recife.
Veja também: As Maiores Orquestras Sinfônicas do Mundo
Por que ouvir música clássica?
Além do prazer e emoção que a música clássica é capaz de transmitir, foi constatado por pesquisadores da Universidade de Helsinque (Finlândia) que a música clássica, quando ouvida com frequência, é capaz de prevenir doenças neurodegenerativas. Isso se dá devido à ativação de genes associados à função cerebral.
Se o interesse, além de auditivo, for aprender a tocar, os benefícios se multiplicam: há o desenvolvimento de noções de ritmo, melhora na leitura e compreensão textual e estímulo do raciocínio matemático.
Veja outros artigos como este em nosso site!
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr