A música é, sem dúvidas, uma das formas de arte mais valorizadas em todo o mundo. E mais do que uma forma de expressão, investir em canto, instrumentação ou qualquer outro tipo de apreciação da música, também pode melhorar os sintomas de diversas doenças. É o caso do TDAH.
Entendendo melhor o TDAH
Também conhecido como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, trata-se de uma doença cada vez mais presente em crianças de todo o mundo. De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), afetam entre 3% e 5% de todas as crianças do Brasil.
É um transtorno neurobiológico, com origem na genética. Os sintomas se manifestam logo no início da infância e permanecem no indivíduo ao longo da vida. Os sinais característicos do TDAH são: a inquietude, desatenção e impulsividade.
Se a doença não for diagnosticada corretamente, O TDAH ou DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) pode causar sérios problemas para os jovens e também na fase adulta. Entre as formas de tratamento, a musicalização é a mais presente e eficaz.
O papel da música no tratamento do TDAH
Antes de tudo, vale ressaltar que um tratamento realmente eficaz e que traga resultados, é necessário usar medicamentos. E o tratamento do TDAH que realmente faz a diferença, é composto por várias abordagens, desde remédios até mesmo a outras ferramentas que desenvolvem o comportamento, o psicológico e o emocional do paciente. No caso da música, através da apreciação das notas musicais e a aprendizagem, os portadores desse distúrbio podem desenvolver melhor seus talentos.
Entre as habilidades mais bem estimuladas com a prática constante da música, podemos ressaltar a concentração e a disciplina. Outros sintomas que são bem trabalhados graças à musicalização são a impulsividade e a hiperatividade, pontos que geram muitos conflitos se não forem trabalhados de forma correta.
Outra vantagem envolvendo o uso da música no tratamento do TDAH, é em relação à percepção do tempo, carente nas crianças que sofrem dessa doença. Esse quadro melhora, pois o aluno é orientado a executar um determinado período em um tempo já estipulado, não podendo adiantar ou atrasar.
No geral, a ansiedade melhora com a prática constante da música, aumentando assim, o bem-estar dessa criança. Existem vários ritmos, fazendo com que haja uma variedade de opções para o portador do TDAH se sentir mais à vontade.
O primeiro passo para colocar a música na rotina deste jovem, é compreendendo o seu gosto musical. Assim, fica mais fácil encontrar soluções que estejam de acordo com o gosto. E isso quer dizer menos chances de desistências. Outro ponto, é encontrar lugares que proporcionem um bom aprendizado da música. Nem toda escola de música ensina da mesma forma ou oferece a estrutura necessária para isso.
Busque opções que realmente façam a diferença no tratamento do TDAH. No geral, a musicalização sendo aplicada no processo de melhora deste distúrbio é, sem dúvidas, fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Não podemos nos esquecer de como a prática constante é o que gera a melhora da criança. Um trabalho em conjunto entre pais, médicos e professores de música que faz toda a diferença no futuro daquele jovem.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr