A arte e a cultura são instrumentos de transformação social. É por meio delas que podemos promover mudanças profundas nos indivíduos e nas comunidades em que vivem. Entender a importância das ações culturais é imprescindível para a criação de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Há diversas manifestações culturais que podem se transformar em projetos que promovam a inclusão das pessoas em meios que seriam inacessíveis. Vivemos em uma sociedade desigual e excludente, em que as lutas contra o racismo, a desigualdade social e de gênero são urgentes, mas ainda não recebem a atenção necessária para findar com esses problemas.
O que se enquadra como uma ação cultural
Uma ação cultural prevê a criação de possibilidades para que as pessoas possam aprender e se expressar por meio da arte. A cultura, nesse contexto, pode ser entendida como uma ferramenta de resgate de nossa consciência histórica, materializando a identidade cultural de um indivíduo e do grupo onde ele se relaciona.
Comunidades carentes e periféricas são uma das grandes beneficiadas com as ações culturais. São elas que redirecionam muitos jovens para o aprendizado e desenvolvimento de expressões artísticas. Retirando-os das ruas e minimizando a possibilidade de se envolverem com organizações criminosas e com substâncias ilícitas.
Um dos aprendizados possibilitados pelas ações culturais é o reconhecimento de que, muitas vezes, os indivíduos só precisam de oportunidades para se tornarem os agentes de mudança da própria realidade.
Como auxiliar ou participar de uma ação cultural?
O primeiro passo para auxiliar em um projeto que visa ter impacto social por meio de ações culturais é verificar quais são as entidades e os programas ativos da sua cidade. Em geral, essas informações estão disponíveis nas prefeituras de cada município e nas Organizações Não Governamentais (ONGs), devidamente cadastradas.
Há projetos que aceitam a participação de voluntários para executarem tarefas da área de atuação da ação, mas é preciso verificar a possibilidade com antecedência e se enquadrar nos requisitos estipulados. Outra maneira de auxiliar nas ações é através das doações. Muitas das demandas financeiras desses projetos só são honradas por conta de incentivos de pessoas físicas e de empresas privadas. Há projetos que só conseguem existir por conta desses auxílios e de benefícios recebidos da Lei Rouanet.
Quem se beneficia com as ações culturais?
As ações culturais podem ter diversos focos, mas vamos dar destaque as que beneficiam crianças e adolescentes que estão em situações de fragilidade social. Muitas vezes, não é possível encontrar creches e escolas públicas que forneçam serviços integrais, em algumas regiões, há escassez de vagas até nos períodos parciais.
Uma maneira de garantir a continuidade do aprendizado e encaminhar crianças e adolescentes para centros de convivências onde aprenderão alguma atividade é por meio dessas ações culturais.
Elas podem atender diversas áreas, há escolas de música, teatro, artes plásticas, oficinas de artesanato, expressão corporal e tantas outras modalidades. Elas variam de acordo com a região e dos investimentos que recebem.
O ponto mais importante é a perspectiva que esses projetos podem dar para essas crianças e esses jovens. Em muitas comunidades essa é a única maneira de seus moradores terem contato com escolas que viabilizam a expressão cultural e promovam a transformação de suas realidades.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Como a diversidade está presente nas diferentes formas de expressão cultural?