Cultura é tudo o que envolve um conjunto de valores, conhecimentos, crenças, símbolos, tradições, práticas e costumes de um grupo. Ela é muito importante para criar uma série de hábitos para ajudar no desenvolvimento dos indivíduos da sociedade.
Para passar de geração em geração, a cultura não precisa ser material, como por exemplo, construções, obras de artes ou vestuário, mas pode ser também imaterial, por meio de saberes, festividades, danças e até comidas.
As diferentes formas de expressão cultural são essenciais para que a população seja construída de forma plural. É a partir delas que os indivíduos se constituem socialmente, com interações entre si e com a comunidade.
Difundir a cultura de um povo é o primeiro passo para mantê-la viva. Isso acontece porque o contato com a diversidade ajuda no desenvolvimento da tolerância e compreensão entre os indivíduos para que vivam em harmonia.
Da mesma forma que em uma unidade como o Brasil os cidadãos compartilham algumas formas de expressão cultural como a língua portuguesa, é no mesmo país que se pode observar diferenças e a necessidade de conhecer como elas constituem a identidade do outro.
Manifestação cultural é qualquer forma de expressão humana, porque tudo o que fazemos e construímos faz parte de uma cultura pré-estabelecida na sociedade. Entre alguns elementos que constituem uma cultura, estão:
• Conhecimentos;
• Crenças;
• Normas e leis;
• Valores;
• Costumes e hábitos;
• Símbolos;
• Idioma e expressões populares do vocabulário;
• Tradições;
• Personalidades;
• Arquitetura;
• Artes: teatro, música, dança e festas populares.
Por exemplo, expressões religiosas fazem parte da cultura de um povo em que grupos se reúnem com o objetivo de celebrar e unir pessoas que compartilham da mesma fé. Já as expressões populares, têm como principal ponto preservar algo que permaneceu na memória coletiva. É essencial entender como a capoeira constitui a identidade das pessoas negras no país, bem como manter viva essa lembrança e manifestação social.
Da mesma forma, o futebol faz parte da sociedade brasileira, seja como maneira de apresentar-se ao mundo ou fortalecer o bem-estar dos indivíduos. Além disso, reforçar a importância da cultura é transformar e melhorar a experiência de uma população no que diz respeito a seus próprios direitos.
É por meio das manifestações e expressões culturais que as pessoas se comunicam, se integram, constroem relações e são incluídas em uma comunidade, por meio da educação e mercado de trabalho. A forma como se vestem, dançam, falam e no que acreditam faz com que os indivíduos desenvolvam sua identidade, autoestima e objetivos.
Fortalecer os vínculos entre indivíduo e cultura é desenvolver relações em comunidade e sociedade. As expressões constituem uma unidade, ao mesmo tempo em que criam o sentimento de tolerância e respeito às diferenças. Elas colocam o indivíduo como protagonista da própria sociedade que faz parte e a participação como cidadão.
Manifestar-se culturalmente é também envolver-se com um grupo e conviver em comunidade e família. É estreitar relações, abrir portas e colocar-se em um local de autonomia, projetando-se como que mais se identifica. A manifestação da cultura na sociedade é primordial para garantir cidadania, respeito e socialização.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Cultura e a formação dos cidadãos: saiba como os dois conceitos se relacionam