Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Educação pós-pandemia no Brasil – Principais desafios

ensino-remoto-educação

A pandemia da Covid-19 trouxe novos desafios para a educação básica, do ensino superior e técnico profissionalizante, quebrando paradigmas e exigindo do setor uma tomada de decisão rápida para garantir que os alunos continuem estudando e não sejam prejudicados. Isso a curto prazo.

A longo prazo, os especialistas apontam que a educação precisa vencer vários desafios. Confira os principais a seguir:

Aumento da oferta de ensino remoto ou online (cursos)

O Brasil é ainda um país tímido no que diz respeito à oferta de cursos ou de um ensino a partir do regime remoto ou online. A discussão em torno dessa questão é recente, mas, nos últimos dois anos, ganhou maior força em decorrência da pandemia da Covid-19.

Então, nesse contexto, os especialistas da área acreditam que a educação brasileira precisa avançar na questão da oferta do ensino remoto ou à distância, pois defendem que esse regime de ensino veio para ficar.

E isso pode ser percebido a partir da defesa de sua implantação em larga escala como uma forma de reduzir custos e aumentar o acesso à educação. Afinal, basta ter um polo com uma boa estrutura para que pessoas que moram em uma cidade rural tenham acesso ao ensino, seja básico ou superior.

Democratização do acesso à internet

Para que a educação remota ou à distância dê certo ou obtenha o sucesso esperado, é essencial não apenas elaborar um plano pedagógico de qualidade, com conteúdos e literaturas atuais, mas também democratizar o acesso à internet.

No Brasil, essa é uma realidade complicada, ainda que tenhamos avançado. Nessa direção, vale citar uma pesquisa conduzida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, que revelou que somente 134 milhões de brasileiros possuem acesso à internet. Dessa forma, cerca de 80 milhões ainda não contam com esse benefício.

É preciso democratizar o acesso à internet, investindo em uma infraestrutura que possa permitir que as pessoas que moram mais distantes dos centros urbanos possam ter acesso à rede mundial de computadores e, dessa forma, ao ensino remoto.

Desenvolvimento de um plano pedagógico pensado para o ensino remoto

A pandemia da Covid-19 impactou significativamente o modelo de ensino presencial, fazendo com que muitos docentes não soubessem como agir ou o que fazer para garantir a continuidade de seus cursos.

Assim, outro desafio levantado pelos especialistas diz respeito ao desenvolvimento de um plano pedagógico pensado para o ensino remoto, ou melhor, readaptado para essa realidade.

Os especialistas apontaram que é necessário não apenas pensar em um plano pedagógico pensado para o ensino remoto, mas também em estratégias que façam com que os alunos se sintam motivados a desenvolver a sua educação a partir das tecnologias. Por exemplo, combinar o ensino remoto, entrega de material de qualidade e fazer um bom acompanhamento dos alunos.

Agora que você conhece alguns dos principais desafios da educação no contexto pós-pandemia, é importante ir se preparando, para que assim a sua instituição de ensino não fique para trás.

Comunidades sustentáveis – os pilares para o desenvolvimento

Para ter acesso a outros conteúdos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!