Qual o papel da sociedade na preservação de patrimônios culturais?

Em nossa sociedade, preservar e cuidar de patrimônios culturais tem se tornado um grande desafio. Com a expansão das cidades e grandes metrópoles, os impactos que a vida urbana causa são fatores que acabam gerando muitos desafios para o setor público, que deve confrontar esse crescimento e, ao mesmo tempo, procurar minimizar os impactos dele em patrimônios ambientais e culturais.

O que é um patrimônio cultural?

Segundo o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, patrimônio cultural é tudo aquilo que formam um conjunto de saberes, fazeres, expressões e práticas que podem ser conectados com a história, memória e identidade de um povo em específico. Nesse exemplo estão incluídas pessoas, objetos, lugares ou até mesmo práticas culturais que podem ser ligados a um grupo da sociedade.

Por sua vez, o patrimônio cultural pode ser classificado em material ou imaterial, sendo, o primeiro, um conjunto de móveis e imóveis os quais a conservação é de interesse público e suas raízes suas vinculadas a fatos e lembranças memoráveis na história do Brasil, do estado que pertence ou até mesmo da cidade onde está localizado. Esse valor pode ser medido seja arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artisticamente. Já o segundo, os patrimônios imateriais, podem ser práticas, representações, expressões, conhecimentos ou técnicas que as comunidades ou grupos da sociedade reconhecem como parte integrante de sua cultura.

Como a preservação tem sido feita?

Quando falamos dos patrimônios culturais, há alguns esforços voltados para a proteção de acervos, e eles englobam ações como a restauração de bens que estão em um estado ruim de conservação. Também há o caso de imóveis, que possuem um grande valor cultural e que estão presentes em nossas cidades há séculos que, muitas vezes, acabam sendo demolidos para que edificações novas tomem seu lugar. A preservação e restauração desses espaços também deve ser feita, de forma a conversar a história e a memória que aquele tipo de lugar traz aos cidadãos e à própria cidade.

Para que essas construções sejam resgatadas e tenham a devida manutenção, alguns institutos responsáveis pelo patrimônio histórico e cultural são criados, e muitas vezes são instituições estaduais que atuam na preservação de monumentos religiosos, civis, de fazenda e de variados elementos artísticos que contam a história daquele estado e daquela população.

Mas essa preservação não deve ser somente obrigação do setor público, mas de todos os cidadãos que buscam uma cidade com cultura e com qualidade sustentável. A comunidade deve interferir e agir em prol destes monumentos, ajudando na manutenção ou até mesmo procurando não deteriorar o que é memória e história do lugar o qual faz parte.

Portanto, é imprescindível que cada cidadão faça a sua parte para ajudar com a preservação desses patrimônios. Denunciar vandalismos e possíveis atos que possam deteriorar esses patrimônios, assim como contribuir para a manutenção e preservação dos mesmos é papel de todos os integrantes da sociedade, que estão inseridos na cultura e os quais estão sendo representados por aqueles patrimônios, seja diretamente ou através da representação da memória do que aquele elemento traz para a sociedade.

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Projetos culturais: entenda como funciona a sua elaboração

Um projeto é um recurso estratégico aplicado para fins específicos. É utilizado em diversos setores e varia conforme a sua complexidade e o seu tempo de duração. Além disso, pode ter propósitos muito diversificados, por isso cada projeto apresenta as suas próprias especificidades de acordo com a sua natureza prática.

Os projetos culturais, por exemplo, costumam girar em torno das linguagens artísticas: música, teatro, dança, artes visuais, entre outras.

A maior parte das iniciativas que envolvem os projetos culturais não tem por objetivo o retorno financeiro e, por isso, essa é uma das principais características desse tipo de projeto.

Como os projetos culturais são elaborados?

Não existe um modelo padrão de estrutura para os projetos culturais, assim, a quantidade de etapas que compõe cada um depende dos serviços, produtos e ações oferecidas.

Entretanto, é possível elencar uma estrutura básica que está presente em quase todos: elaboração, execução, prestação de contas e encerramento.

Essas etapas integram o escopo, que deverá responder às seguintes questões:

  • Quais serão as atividades desenvolvidas;
  • Como serão executadas;
  • Quanto custará;
  • Quem serão as pessoas beneficiadas;
  • Quem serão as pessoas envolvidas na execução do projeto;
  • Quando será realizada cada atividade e qual a duração do projeto.
  • Elaboração

    Os projetos culturais, ainda que não possuam fins lucrativos, também seguem a lei da oferta e da procura, por isso, surgem com o objetivo de desenvolver produtos culturais para atender às demandas de determinados grupos e áreas geográficas.

    Assim, parte da elaboração de um projeto cultural é realizar pesquisas e fazer análises para assegurar que há público para as suas iniciativas.

    Nessa etapa, as duas principais tarefas envolvem a conceituação das ideias centrais e o planejamento para definir quais recursos serão necessários. Além disso, com base em uma interpretação mais madura das informações levantadas pode ser necessário realizar reajustes e alterar um ou mais aspectos do escopo inicial.

    Execução

    É a fase de operacionalização do projeto. Depois que todos os detalhes foram teoricamente definidos, inicia-se a etapa de implementação.

    Durante a execução as metodologias definidas na etapa de planejamento são postas à prova, as atividades se iniciam e pode ser necessária a realização de novos ajustes que se apresentarem indispensáveis.

    Prestação de contas

    Essa etapa busca, parcialmente, comprovar se os serviços, ações e produtos oferecidos atenderam, de fato, aos objetivos fixados inicialmente.

    Além disso, os gastos e despesas previstos são quitados com os recursos financeiros levantados e calculados no escopo inicial.

    Encerramento

    O encerramento é a última etapa do ciclo de vida de um projeto cultural, nele são realizadas avaliações gerais sobre a execução do planejamento e os objetivos atingidos.

    Relatórios são gerados para sistematizar e compartilhar os resultados contabilizados. A principal pergunta que deve ser respondida é: houve êxito nas ações desenvolvidas?

    Nem sempre essa etapa corresponde ao fim do projeto. O mais comum é que represente o fechamento de um determinado período de tempo. Além disso, o ciclo pode se reiniciar com a revisão dos conceitos, estratégias adotadas, elaboração e execução.

    As pessoas envolvidas na gestão do projeto estão sempre monitorando todas as etapas para garantir que as práticas atendam aos objetivos definidos e que os recursos utilizados não ultrapassem os limites previstos no orçamento.

    Responsabilidade social: por que você deve implementar na sua empresa?

    Além de atingir seus clientes e obter lucro, as empresas devem cada vez mais se preocupar com o futuro e o impacto que elas têm na sociedade como um todo. Esse tipo de pensamento já vem ocorrendo para várias empresas, e é algo que se torna essencial a cada dia que passa que, além de se preocupar com o meio ambiente e a sociedade, também melhoram as relações com os clientes. Entenda um pouco mais sobre a importância da responsabilidade social e como integrar esse tipo de estratégia na sua empresa!

    O que é a Responsabilidade Social?

    O conceito de responsabilidade social engloba ações, posturas e comportamentos que uma empresa adota, de forma voluntária, em benefício do público interno e externo, que pode ser caracterizado como funcionários e acionistas na primeira opção e clientes, parceiros e comunidade na segunda. Seu objetivo é puramente contribuir para uma sociedade melhor para todos, sem nenhum tipo de ganhos materiais em troca.

    Como você pode colocar ela em prática?

    Para que você comece a colocar essa prática em ação, não é preciso muito investimento. Atitudes simples já fazem a diferença. Por exemplo, troque as sacolas plásticas por sacolas de papel ou por opções que possuam material biodegradável. Diminua a quantidade de lixo produzido ou de gastos com embalagem excessiva.

    Além disso, montar uma visão que pode se espalhar como cultura organizacional com foco na preservação do meio ambiente, no bem-estar da sua equipe, de clientes e todos os envolvidos e combate à desigualdade são ações que trazem benefícios para sua empresa, tanto passando uma imagem positiva para os clientes, quanto deixando os funcionários e parceiros mais motivados e satisfeitos com o trabalho que fazem como um todo.

    Relacionamentos baseados em ética e transparência são fundamentais não somente quando falamos de responsabilidade social, mas para qualquer empresa. Mostre que não tem nada a esconder, e mantenha um canal de diálogo aberto com seus clientes para entender melhor suas necessidades e poder resolver problemas e dúvidas com maior rapidez e eficiência.

    Ofereça também a opção para os colaboradores fazerem sugestões, sem medo de serem punidos ou repreendidos por isso, para que a empresa possa entender como seus funcionários pensam e perceber como eles se sentem! O bem-estar profissional de sua equipe é um grande elemento de responsabilidade social e que pode até mesmo trazer lucros para sua empresa, uma vez que funcionários valorizados e que trabalham em um ambiente adequado produzem mais e se dedicam melhor às suas atividades.

    Esses tipos de ações são totalmente benéficos tanto para a sociedade, quanto para o meio ambiente. Algumas empresas chegam a investir em ações publicitárias e parcerias com ONGs para contribuir com causas que elas acreditam ser compatíveis com o pensamento da empresa. Mas mesmo com ações simples é possível contribuir e ajudar na luta por um mundo melhor, com todos fazendo a sua parte.

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