Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Bandas e músicos que marcaram o rock nacional

banda-rock-musica-brasileira

A música nacional possui uma extensa lista de cantores e bandas que fizeram história no rock. Seja por suas letras repletas de críticas sociais ou por seus acordes únicos e transgressores, tais artistas atravessam gerações e ainda mantêm fãs de todas as idades.

Claro, em meio a homens e mulheres de talento único, há os que se destacam por sua capacidade de produzirem algo diferente e jamais visto. E é exatamente destes nomes que falaremos hoje.

Portanto, se você está em busca de uma lista com bandas e músicos que marcaram o rock nacional, chegou ao lugar certo. Venha com a gente conhecer mais sobre suas trajetórias e canções, e já prepare o “play”!

Conheça alguns dos maiores gênios do rock brasileiro

O Brasil sempre produziu grandes artistas, dos mais variados gêneros. No entanto, foi no rock que boa parte deles encontrou espaço para expor seus sentimentos e críticas. Entre os maiores nomes estão:

  • Os Mutantes

Sem dúvida, uma das mais importantes bandas da história do rock nacional, Os Mutantes contava com três integrantes principais: Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias. Seu auge ocorreu entre os anos de 1966 e 1978, com retorno aos palcos algumas décadas depois, em 2006.

Ao misturar rock psicodélico e progressivo com um toque de tropicalismo, a banda se tornou uma referência quando o assunto é música experimental. Entre suas canções mais famosas e emblemáticas estão:

      • Baby;
      • Panis Et Circenses;
      • Balada do Louco;
      • A Minha Menina;
      • Ando Meio Desligado.
  • Legião Urbana

A formação original da Legião Urbana, que vigorou durante os anos de 1982 e 1996, contava com nada mais nada menos que Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá.

Mesmo após décadas de sua ruptura, e após a morte de seu carismático e singular vocalista, a banda continua influenciando milhares de jovens artistas, que ovacionam suas letras mais famosas, como Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo e Vento no Litoral.

  • Secos & Molhados

Secos & Molhados foi, muito provavelmente, uma das bandas mais influentes do país. Reza a lenda, aliás, que até mesmo a banda Kiss se inspirou no figurino “glam rock” dos brasileiros.

Seja como for, a banda liderada por Ney Matogrosso ganhou espaço graças as suas letras provocadoras e repletas de poesia, que são apreciadas e regravadas até os dias de hoje.

  • Raul Seixas

“Toca Raul!”

Você, muito provavelmente, já ouviu essa frase sendo gritada em alto e bom som em muitos bares e casas de show, não é mesmo? E não é por menos, já que Raul Seixas é quase uma unanimidade entre os fãs de rock de todas as idades.

De sua parceria com o amigo Paulo Coelho (sim, o escritor), surgiram alguns de seus maiores sucessos, como “Gita”, “Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás” e “Sociedade Alternativa”.

  • Barão Vermelho

O Barão Vermelho teve entre seus integrantes alguns dos maiores músicos brasileiros, como Cazuza, Peninha e Frejat. Suas letras eram direcionadas aos jovens dos anos 90, contando os desafios e medos da maioria, mas com muita poesia e com mensagens politicamente engajadas.

Além disso, a personalidade única de seu vocalista conquistava multidões, que até hoje escutam e repassam as canções para os mais jovens.

Saiba qual foi o papel das mulheres negras no rock


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

%d blogueiros gostam disto:
Click to listen highlighted text!