Menu fechado

Bossa Nova e Jazz

bossa-nova-jazz

Veja as semelhanças e influências que bossa nova e jazz tem entre si

Quem gosta de jazz geralmente também gosta de bossa nova e a recíproca costuma ser verdadeira. Isso pode ser explicado pelas semelhanças entre os gêneros norte-americano e brasileiro, o que não quer dizer que eles também não tenham diferenças importantes, que os tornam únicos.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre como um ritmo acabou influenciando o outro – e o quanto isso acabou sendo positivo e decisivo para a evolução de ambos os gêneros.

A bossa nova surgiu do jazz?

Não é possível responder a essa pergunta com um simples sim ou não. A bossa nova veio depois, mas é um subgênero do samba – e não do jazz. Nem por isso podemos dizer que ela também não tenha influências dele, porque tem – e muitas –, especialmente quando o assunto é harmonia.

O próprio Tom Jobim nunca negou que o jazz, assim como a música clássica, sempre estiveram presentes em suas referências e em sua formação de compositor e chegou a dizer, em algumas entrevistas, que jazz e bossa nova são um “caso de influência recíproca”.

O jazz moderno de Barney Kessell, Chet Baker e Shorty Rogers estava em alta quando a bossa nova foi criada e, como seus principais nomes, faziam parte da elite do Rio de Janeiro, tinham acesso e beberam dessa fonte.

Assim como o jazz esteve nas bases da criação da bossa nova, o ritmo sincopado e as harmonias únicas da bossa nova conquistaram muitos nomes importantes do jazz, como Ella Fitzgerald e Joe Pass que, também, reinterpretaram e regravaram muitos dos principais sucessos do ritmo carioca.

Por que a bossa nova é tão reconhecida?

A bossa nova, de certa forma, é vista como uma reinvenção do samba – que, com certeza, inspirou o seu ritmo –, misturado a outros gêneros. Esses arranjos acabaram resultando em um estilo próprio, que se destaca, principalmente, por sua alta qualidade harmônica.
Por conta dessas características, escutar com atenção músicas do gênero carioca é um ótimo exercício para quem está estudando música, independente do estilo em que o músico pretende se especializar.

Como o ritmo brasileiro ganhou o mundo?

O gênero brasileiro, que surgiu no Rio de Janeiro, no final da década de 1950, foi concebido por grandes nomes dessa geração, como João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e logo conquistou o mundo com suas harmonias elaboradas.

Para entender como a bossa nova influenciou o jazz, precisamos lembrar que primeiro álbum do ritmo foi o “Chega de Saudade”, lançado por João Gilberto em 1959, mas que a popularização do estilo no mundo só aconteceu em 1964, quando brasileiro lançou um álbum junto com o saxofonista estadunidense Stan Getz.

Fora do Brasil, o trabalho de Getz – que também lançou em 1962, um álbum intitulado “Jazz Samba”, foi a grande referência de bossa nova. Enquanto isso, por aqui, o ritmo foi influenciado também por outros estilos tipicamente brasileiros, como o choro e o baião.

É consenso entre os estudiosos do assunto que esse fato é importante para entender as influências de um ritmo no outro. Até hoje, os mais entendidos, afirmam que conseguem notar as diferenças nos arranjos entre um brasileiro e um americano executando clássicos do ritmo carioca.

FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!