Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Afinal, cantar é um dom?

cantar-pessoa-aprender-voz

É muito comum ouvir que um determinado cantor tem o dom para cantar após assistir a uma apresentação. Mas, afinal, cantar é mesmo um dom ou é algo que qualquer pessoa pode aprender?

Ao contrário do que muitos imaginam, qualquer pessoa pode aprender a cantar. Claro que algumas pessoas já nascem com uma facilidade maior, uma bela voz e outros fatores, mas esse talento natural de nada adianta se não houver esforço e muita prática.

Qualquer pessoa pode aprender a cantar?

De acordo com especialistas, qualquer pessoa é capaz de aprender a cantar. Com muito esforço, estudo e prática, até as pessoas mais desafinadas podem aprender a como projetar a voz da melhor forma, a diferenciar as notas musicais, a manter o ritmo, entre outras habilidades.

Estima-se que apenas 1,5% da população global não consiga aprender a cantar de forma nenhuma. Isso porque essas pessoas sofrem de “amusia congênita”, uma condição que impede que a pessoa consiga diferenciar as notas musicais da mesma forma que outras pessoas conseguem.

Dicas para quem quer começar a cantar

Uma boa alternativa para aqueles que gostam de cantar, mas não sabem como é se matricular em algumas aulas de canto para iniciantes. Nelas o aluno aprenderá a manter um ritmo constante, a identificar o timbre e também treinará a afinação.

Ter aulas de canto é interessante até mesmo para aqueles que já possuem certa afinidade com a música e uma bela voz, afinal, não existe nada que já esteja bom que não possa ser aperfeiçoado, não é mesmo?

Por que algumas pessoas cantam melhor que as outras

Você já deve ter se perguntado qual o motivo de algumas pessoas cantarem melhor que as outras. Já deu para perceber que nem tudo é questão de talento, não é? O principal motivo para que algumas pessoas pareçam ter o dom de cantar o maior controle do o aparelho vocal.

O aparelho vocal é o conjunto de órgãos responsável pela fala. Aquelas pessoas que parecem ter o dom de cantar são aquelas que controlam melhor os movimentos do aparelho vocal fazendo com que o som produzido seja mais agradável.

O timbre vocal também é muito importante. Ele é determinado pelas cavidades presentes nas pregas vocais e variam de pessoa para pessoa. É muito importante para alguém que está interessado em aprender a cantar descobrir qual é o seu timbre para saber como trabalha-lo da melhor forma.

Dicas de exercícios para cantar melhor

Sabemos que não há nada melhor para quem deseja aprender a cantar do que a prática. E através das aulas de canto também é possível receber a orientação de onde e como melhorar. Mas também há uma série de exercícios simples que é possível fazer aí mesmo na sua casa:

• Faça aquecimentos constantes. Sabemos que não é nada saudável se exercitar sem antes fazer um bom aquecimento. A mesma coisa acontece com a voz. Além disso, quando você faz um aquecimento você consegue projetar melhor a voz.
• Faça exercícios de respiração. Eles ajudam a manter a nota por mais tempo sem desafinar ou perder o fôlego.
• Treine o ouvido. Sempre que estiver ouvindo uma música, preste atenção na melodia e tente diferenciar as notas musicais.

Gostou deste texto? Compartilhe!

Técnicas vocais: saiba como aprimorar sua voz


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!