Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância do canto coral na sociedade

canto-coral-sociedade

Muitas pessoas acreditam que o canto coral consiste, simplesmente, na reunião de um grupo de pessoas para cantar de forma conjunta. Mas, a grande verdade, é que esta é uma opinião muito simplista diante da grandeza que o canto coral representa.

Cantar em conjunto é uma prática social bastante antiga. Acredita-se que ela surgiu quando os seres humanos começaram a se reunir em bandos. Na Grécia antiga, o canto coral estava associado com o teatro grego e de lá pra cá, essa manifestação cultural tem mostrado sua importância cada vez mais relevante para a sociedade.

A composição de um coral tem como objetivo executar vozes em harmonia, o que exige uma combinação de diferentes notas entre as vozes, executando os acordes.

Quem participa de um coletivo de canto coral tem a oportunidade de melhorar a o ouvido musical, desenvolver a técnica vocal e enriquecer a cultura geral, visto que passa a aprender canções de diferentes culturas, países e línguas. Os ensaios são desenvolvidos sempre a partir de técnicas, estilos e repertórios.

Além disso, existem diversos benefícios, tanto no nível individual quanto social, que podem ser colhidos por meio da experiência com canto coral.

Canto coral e seu impacto na sociabilidade

Um dos grandes benefícios proporcionados pelo canto coral é a sociabilidade. Dentre todas as artes, a música é uma das que tem maior capacidade de gerar o sentimento de proximidade, conexão e irmandade entre as pessoas.

O canto coral incentiva a socialização e estimula os grupos a estabelecerem laços de amizade, de consideração e de respeito entre si. Cada um tem a sua responsabilidade e precisa desempenhar um papel em favor da coletividade, que ao final, resulta em uma perfeita harmonia.

Pessoas que participam das atividades de um coral, desenvolvem a atenção plena, que amplia a capacidade auditiva. Somente aqueles que conseguem perceber tudo o que ocorrem no seu entorno, são capazes de saber o tom, o timbre e o tempo certo de cada música.

Toda a dinâmica envolvida na integração de um coral, é fundamental par ao engajamento do grupo, tornando algo belo e significativo.

Além disso, as apresentações de um grupo de canto coral são importantíssimas para levar a arte e a cultura para as pessoas. É uma forma de garantir o acesso à arte, de disseminar e fomentar a cultura musical.

Benefícios gerais da prática do canto coral

• É uma atividade coletiva que trabalha o senso de coletividade e de cooperação;
• Estimula o espírito de equipe entre os integrantes;
• Ajuda a trabalhar e reduzir sintomas de estresse, ansiedade e depressão, por meio do contato com a arte musical;
• Beneficia o sistema imunológico;
• Melhora a capacidade respiratória dos indivíduos;
• Oportuniza o contato e conhecimento de diferentes gêneros musicais;
• Aprimora a percepção melódica, harmônica e rítmica;
• Estimula a criatividade;
• Contribui para melhorar a articulação da fala, que também é importante na sociabilidade;
• Estimula o foco e a concentração;
• Desenvolve as habilidades cognitivas e motoras;
• Promove a sensação de bem-estar;
• Estimula a memória por meio das letras das músicas;
• Amplia o vocabulário por meio da aprendizagem de uma ampla variedade de canções.

Experimente os benefícios do canto coral ou incentive seus filhos a vivenciarem essa experiência.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!