Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A importância do canto coral para o desenvolvimento da coletividade

música canto coral voz

Cantar em conjunto é uma prática social tão antiga que supostamente surgiu junto com o ser humano assim que ele começou a se reunir em bandos. Na Grécia antiga o coral era associado ao teatro grego. Quem participa afirma que a prática melhora o ouvido musical, a técnica vocal, além de enriquecer a cultura geral.

Para a maioria das pessoas, o canto coral pode parecer simplesmente juntar pessoas para cantar, mas não é exatamente assim. Nos encontros são desenvolvidos técnicas, repertórios e estilos – e tudo isso acontecendo naturalmente.

Canto coral x Canto conjunto

Cantar em conjunto ou reunir os amigos para cantar não é o mesmo que formar um coral. A composição do coral é diferente e exige algumas especificidades. Para começar, o objetivo do coral é executar as vozes em harmonia, exigindo uma combinação de notas diferentes entre as vozes, fazendo acordes. É isso que faz do coral uma experiência inebriante ouvir a combinação das vozes experimentando ao mesmo tempo os efeitos sonoros que elas proporcionam.

Cantar em coral causa um efeito sinestésico, porque o próprio nome “coral” lembra cores. É como se a cada combinação harmônica dos acordes executados pelas vozes pudesse refletir um efeito colorido sonoro. Os efeitos sinestésicos são assim, mexem com mais de uma área: audição, visão, olfato e paladar.

A importância para a sociabilidade

A música é uma necessidade e, de todas as artes, é que possui maior capacidade de gerar o sentimento de irmandade entre os homens. O canto em coral ajuda muito os tímidos a socializarem e os integrantes a criarem laços de amizade, consideração e respeito entre si.

Cada um precisa exercer o seu papel em favorecimento da coletividade resultando na harmonia perfeita.

Aquele que participa da atividade do canto em coral treina sua capacidade de prestar atenção e melhora a própria audição. Só aquele que percebe o que está acontecendo a sua volta com atenção é capaz de saber o tom, o tempo e o timbre certo da música.

Toda essa dinâmica da participação em coral é benéfica para quem participa. Ele se vê engajado em um grupo, fazendo parte de algo significativo e belo. Além de aprender as técnicas relacionadas a arte do canto coral, estará desenvolvendo sua sociabilidade facilitando suas relações dentro e fora dessa atividade.

Aprender música

O canto coral ensina a música, pois para cantar é preciso aprender sobre ritmo, timbre e voz. Alguns coros ensinam partituras para serem acompanhadas ao longo da música. Na música ocidental podemos encontrar um coro misto com vozes de homens, mulheres e crianças, as quais compõem quatro naipes: Baixos, Tenores, Contraltos e Sopranos, podendo incluir algumas vozes intermediárias como: Barítono e Mezzo-soprano mais frequentemente chamadas de 2º Tenor e 2º Soprano, respectivamente.

Cantar com outras pessoas desenvolve a musicalidade, difere de estudar música a sós. Algo surpreendente acontece sempre que um grupo canta em perfeito uníssono. É uma verdadeira emoção ver a harmonia sendo dividida entre as vozes. Sendo a capella ou com uma orquestra, ao reunir os apaixonados pela música algo especial sempre acontece.

Os benefícios do coral para a saúde – mente e corpo


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!