Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

História do Canto Gregoriano

canto-gregoriano-história-igreja

Você conhece a história do Canto Gregoriano? O canto gregoriano é um tipo de canto litúrgico utilizado pela Igreja Católica Apostólica Romana, que surgiu na Europa ainda na Idade Média.

Mas, embora faça parte de rituais antigos da igreja, até hoje é cantado por diferentes grupos musicais, religiosos ou não, de vários lugares do mundo.

Neste artigo, nós falaremos um pouco sobre sua origem histórica e principais características. Boa leitura!

Origem do Canto Gregoriano

Também conhecido como canto sacro, a história do Canto Gregoriano teve início no período medieval. Ele foi institucionalizado durante o século VI, na liturgia católica comandada pelo Papa Gregório I e foi por isso que recebeu este nome.

O Papa Gregório I esteve à frente da Igreja Católica entre os anos 590 e 604. Ele ordenou aos seus diáconos que cantassem apenas o Evangelho, sendo que outras passagens musicais das celebrações, ficavam sob responsabilidade de padres que eram menos graduados.

O principal objetivo era transmitir os valores cristãos e as crenças por meio do Evangelho cantado, de forma que as missas passassem a ficar mais interessantes e atraentes para os cristãos da época.

A estratégia era parecida com a utilizada quando a igreja fazia a instalação de vitrais coloridos, esculturas e pinturas dentro das igrejas e catedrais, ou seja, era uma forma de fazer os cristãos se aproximarem mais da igreja.

No canto gregoriano, os músicos cantavam sem o acompanhamento de instrumentos. É um gênero musical com raízes judaicas de recitação salmódica.

O Papa Gregório era um grande admirador da música e chegou a apoiar a criação da Escola de Cânticos Romana, com a intenção de formar cantores profissionais. No século IX, já havia vários vocais especialistas em cantos gregorianos.

Características do Canto Gregoriano

• O canto gregoriano consiste em uma monodia. Geralmente, ele é cantado por uma única voz ou então por um coro, sem a utilização de instrumentos musicais ou de outras melodias, ou seja, a capella. Em alguns casos, é utilizado um órgão, que sustenta uma única nota musical por um longo período;
• As temáticas dos cantos gregorianos são exclusivamente cristãs;
• O canto gregoriano é sempre cantado no Latim, língua de sua origem;
• Sua estrutura costuma acompanhar a liturgia da missa católica;
• A acústica do ambiente é importante para ressaltar as vozes e criar os efeitos sonoros especiais do canto gregoriano;
• Até hoje não se conhece a autoria da maioria dos cantos gregorianos escritos na idade média, mas sabe-se que eles foram escritos por monges, que viviam nos mosteiros da Europa, durante a Idade Média;
• O canto gregoriano ainda é preservado e cantado por monges nos mosteiros e igrejas.

Qual a importância do Canto Gregoriano?

O canto Gregoriano é muito importante para a compreensão da musicalidade enquanto elemento artístico construído ao longo da história da humanidade.

Na época de sua criação, ele era obrigatório em todo o Império Romano e conseguia transmitir emoções, sentimentos e a religiosidade fervorosa da época através de seus elementos.

O Canto Gregoriano é importante para a preservação da história e da cultura da humanidade.

CANTAR, QUANDO COMEÇAR?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!