Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Cavaquinho x Ukulele

cavaquinho-ukulele

Cavaquinho x Ukulele: saiba quais são as diferenças entre os dois instrumentos

O cavaquinho e o ukulele são bem parecidos e até podem ser usados nos mesmos estilos de música, como o chorinho, luau com os amigos e até em apresentações de jazz. Mas existem diferenças entre os dois e é para te falar delas que estamos aqui.

Cavaquinho

É um instrumento de cordas pinçadas, sendo um dos mais agudos de sua família, que conta com o bandolim, banjo, viola brasileira e violão de seis e sete cordas.

Vamos falar de sua estrutura, que é bem semelhante à dos seus parentes mais próximos:

– Corpo: é a parte do instrumento responsável pela ressonância. É composto pelas laterais, pelo fundo e pelo tampo e ainda possui um cavalete, que tem como função principal, receber as cordas e sua respectiva vibração;

– Braço: local onde se encontram os trastes e a extensão das cordas, que já estão esticadas, também é onde se formam os acordes das músicas;

– Cabeça: também conhecida como mão, é onde as cordas são presas, por meio de tarraxas individuais.

Possui quatro cordas, normalmente feitas de aço, e é tocado com uma palheta, para dar agilidade à pessoa que faz uso deste instrumento.

Sua primeira versão ainda é incerta, mas existem teorias que dizem que seu descendente direto veio do País Basco, na Espanha.

Ainda há quem diga que ele já era tocado nos tempos da Grécia antiga.

Mas o cavaquinho, da maneira como conhecemos hoje, já era popular desde o século XVIII, sendo natural do norte de Portugal, mais precisamente da cidade de Braga.

Por ser pequeno e fácil de transportar, os portugueses o levaram para os países que eram suas colônias: Cabo Verde, Angola, Moçambique e, claro, o Brasil.

Ukulele

Sua estrutura é a mesma do cavaquinho: corpo, braço e cabeça. Mas, diferentemente do cavaquinho, tem um som mais suave.

Existem quatro tipos principais de ukuleles, que variam tanto em tamanho, indo de 38 e chegando a 48 centímetro, quanto em número de trastes, variando entre 12 e 19.

O de 38 centímetros e 12 trastes é conhecido como ukulele soprano, sendo esse o mais comum e tradicional de todos eles.

Ele é composto por quatro cordas e existem três tipos de materiais disponíveis para a sua fabricação, sendo o de náilon o mais conhecido, mas também existe a opção de nylgut e fluorcarbono.

Diferente do cavaquinho, sua origem se dá no Havaí, lá pelo século XIX, ganhando maior destaque após a Segunda Guerra Mundial, quando os norte-americanos começaram a utilizá-lo de diversas formas.

Sua popularidade se deu, principalmente, por ser um instrumento fácil de produzir e transportar, características que conquistaram muitos fãs ao redor do mundo.

Semelhanças e diferenças

Após contextualizar e descrever cada um, é possível dizer que são instrumentos bem parecidos.

Semelhanças: estrutura, tamanho e quantidade de cordas.

Diferenças: origem e sonoridade.

Percebeu as diferenças entre os dois?

Acesse o nosso site e veja mais curiosidades sobre o mundo da música.

Se puder, faça a sua doação para nós, assim poderemos continuar levando a arte para as pessoas que mais precisam.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!