Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

É difícil aprender a tocar clarinete?

sabra-música-clarinete-instrumentos-tocar-aprender-músicos-possuem

Dentro de todas as tradições musicais, existem instrumentos de sopro. Esses instrumentos possuem características distintas entre si, onde a principal em comum é fazer com que o som seja produzido através da vibração do ar.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como tocar clarinete, se é um instrumento difícil e se existe a possibilidade de facilitar esse aprendizado.

Por isso, pensando em te ajudar, trouxemos algumas informações sobre o instrumento e dicas para te ajudar no processo. Boa leitura!

Tocar clarinete é difícil?

O clarinete é um instrumento musical de sopro. Ele é um tubo feito de madeira, que possui uma extremidade no formato de campânula e um bocal mais cônico, composto de apenas uma palheta.

O clarinete possui quatro registros: superagudo, agudo, médio e grave. Esses sons são feitos quando o ar passa na palheta e os dedos dos músicos fecham ou abrem os orifícios do instrumento.

Esse é um dos instrumentos de sopro mais fáceis de aprender, e o som que sai dele é bem bonito, o que motiva os alunos durante a aprendizagem. O clarinete está presente em muitas culturas musicais, e possui muita história envolvida na sua criação.

Se você deseja iniciar no mundo da música, o clarinete é um dos melhores instrumentos para isso.

Dicas para te ajudar a aprender

Escolha o modelo certo

Existem muitos modelos de clarinetes diferentes no mercado, e para os iniciantes, o ideal é comprar o clarinete em Si bemol, que é mais leve e o seu tamanho é bom.

Segure corretamente

Para aprender a tocar o clarinete é necessário segurar o instrumento da forma correta, evitando que o dedo mínimo fique atrás dele, por exemplo.

Exercite a sua respiração

Mais uma dica para aprender a tocar clarinete é exercitando a sua respiração. Como esse é um instrumento de sopro, conseguir controlar o seu fluxo de ar é muito importante para ter um bom som.

É claro que com a prática você consegue melhorar a sua performance, mas exercitar a sua respiração, até mesmo sem o instrumento, é necessário.

Treine muito

Muitas pessoas que desejam iniciar no mundo da música acabam não lembrando que precisam dedicar tempo para praticar as atividades e exercícios todos os dias, caso contrário, o processo de aprendizagem será mais difícil.

Quando você tiver qualquer tempo livre, se dedique em treinar as atividades passadas pelos professores de música para aprender mais sobre o clarinete, mesmo que você tenha apenas 30 minutos todos os dias.

Entenda mais sobre a técnica

Aprender na prática a tocar um instrumento é importante, mas entender a técnica correta sobre ele é algo essencial, e muitas das vezes os iniciantes acabam negligenciando isso.

Por querer começar a tocar o quanto antes, é comum que as pessoas queiram tocar suas músicas favoritas mais rápido, mas nem sempre isso funciona.

Para tocar bem o clarinete, é necessário entender a técnica que envolve esse instrumento musical, e então, conseguir tirar um bom som dele.

Depois de entender melhor sobre o assunto, você deve ter notado que não é tão difícil tocar clarinete, mas é necessário fazer aulas para te ajudar e treinar muito!

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site e leia outros conteúdos.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Clarinete: 5 dicas para aprender a tocar

Criado por: Agência RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!