Confira a influência de Beethoven no século XXI

A música clássica sempre foi vista como algo antigo e distante da realidade atual.

No entanto, a obra do compositor alemão Ludwig van Beethoven, que viveu no final do século XVIII e início do XIX, ainda é altamente influente no século XXI.

Com sua genialidade, ele criou obras que transcendem o tempo e agradam a pessoas de todas as idades e culturas.

Neste post, veremos como Beethoven influenciou a música no século XXI e como sua obra continua a inspirar músicos e amantes da música em todo o mundo.

A obra de Beethoven

Ludwig van Beethoven é um dos compositores mais famosos de todos os tempos.

Sua obra é composta de nove sinfonias, cinco concertos para piano, um concerto para violino, um concerto triplo para violino, violoncelo e piano, além de muitas outras peças para piano, música de câmara e ópera.

Beethoven é conhecido por sua música emocionante e dramática, e suas obras são consideradas um marco na história da música clássica.

Beethoven e a música no século XXI

Beethoven, em particular, tem influenciado muitos músicos contemporâneos em diversos gêneros, incluindo rock, jazz e música eletrônica.

Sua obra é tão icônica que seus temas e melodias são frequentemente usados em trilhas sonoras de filmes, programas de TV e até mesmo em comerciais.

Integrando a obra de Beethoven à música eletrônica

A música eletrônica é um gênero que se popularizou nas últimas décadas, mas que tem suas raízes em movimentos musicais do século XX.

A obra de Beethoven tem sido integrada a esse gênero por meio de amostras e remixes. DJs e produtores de música eletrônica frequentemente utilizam trechos de suas sinfonias e sonatas para criar novas composições.

Um exemplo disso é a canção “Rolling in the Deep” da cantora Adele, que contém um trecho de “Für Elise”, uma das obras mais famosas de Beethoven.

Outro exemplo é a música “Recomposed by Max Richter: Vivaldi, The Four Seasons”, do compositor britânico Max Richter, que utiliza a música de Vivaldi como base e inclui elementos da obra de Beethoven em sua reinterpretação.

Rock e a influência de Beethoven

O rock é um dos gêneros musicais mais populares do mundo e também tem sido influenciado pela obra de Beethoven.

Muitos artistas de rock, como Queen e Electric Light Orchestra, incorporaram elementos de música clássica em suas composições, incluindo a obra de Beethoven.

Uma das músicas mais conhecidas que apresenta a obra de Beethoven é a canção “A Fifth of Beethoven” de Walter Murphy, que foi lançada em 1976 e se tornou um sucesso em todo o mundo.

A obra de Beethoven e o cinema

A obra de Beethoven é frequentemente utilizada em trilhas sonoras de filmes. Um dos exemplos mais famosos é a trilha sonora do filme “Laranja Mecânica”, lançado em 1971, que inclui a Sinfonia nº 9 de Beethoven.

Além disso, o filme “Cães de Aluguel”, dirigido por Quentin Tarantino, também apresenta a música de Beethoven, especificamente a “Sonata para piano nº 8 em Dó menor” em uma cena emblemática do filme.

Veja também estilos musicais brasileiros para conhecer nossa cultura.