Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Estilos musicais brasileiros para conhecer a nossa cultura

música-estilos-brasileiros-musicais-cultura-país-ritmos-conhecer

Meta descrição: alguns estilos musicais brasileiros podem dizer muito sobre a nossa cultura, como os 5 que complicamos em nosso artigo.

Palavras-chave: estilos musicais brasileiros, música brasileira.

São vários os estilos musicais brasileiros, porém, alguns deles são mais tradicionais do que outros em nosso país. Existem ritmos que são reconhecidos até mesmo no exterior, tamanha relevância que conquistou dentro e fora do Brasil.

Conhecer a música brasileira é uma excelente maneira também de compreender um pouco mais da nossa cultura. E para te ajudar a conhecer mais sobre o assunto, separamos 5 estilos musicais do Brasil para te ajudar a se aprofundar culturalmente em nosso país. Confira!

1. Samba

O samba é um dos estilos musicais brasileiros mais conhecidos no mundo, sendo referência para muitos estrangeiros que vêm ao país. Não se sabe ao certo como surgiu, porém, é consenso que acabou tendo sua origem ligada diretamente à escravidão.

Os batuques dos escravos representavam uma forma deles preservarem sua cultura, e isso fez com que se transformasse em um ritmo. Boa parte da música brasileira é baseada no samba que foi criado há muitos anos atrás, por quem sofreu em nosso país.

2. Bossa Nova

A Bossa Nova é um dos estilos musicais brasileiros que mais fazem sucesso no exterior, mesmo nos dias de hoje. Capaz de provocar arrepios, têm sua origem diretamente ligada ao samba, apesar de também ser diretamente influenciada pelo jazz.

Foi desse estilo que surgiram nomes como João Gilberto, Tom Jobim e Elis Regina, entre vários outros. De ritmo único, e melodia capaz de tocar o coração, a Bossa Nova faz parte da história da música brasileira e também do nosso país de maneira geral.

3. Forró

De origem nordestina, o forró foi criado na década de 1930, porém, só conseguiu ficar famoso em 1950, graças a Luiz Gonzaga. É uma das expressões mais originais da música brasileira, contando com instrumentos únicos, como sanfona e zabumba em harmonia.

Além do estilo musical original, algumas variações também surgiram do forró, como é o caso do xote, do baião e de muitos outros. Por esse e outros motivos, é um dos estilos musicais brasileiros de maior destaque dentro e fora do país.

4. Sertanejo

Ninguém sabe exatamente onde surgiu, porém, a primeira música sertaneja foi lançada em 1910, e, desde então, se popularizou muito. Não é sem motivo que é o estilo musical mais popular do Brasil atualmente, segundo dados do Spotify, maior plataforma de streaming de músicas.

Além da sua versão “clássica”, o estilo de música brasileira também conta com um estilo moderno, chamado de “universitário”. Composto por homens e mulheres, ele serve muito bem para apresentar as nossas canções para o público de fora.

5. Funk carioca

Entre os estilos musicais brasileiros para conhecer nossa cultura, o funk carioca não podia faltar. Ritmo que embalou a juventude no início da década de 80 e que faz sucesso até hoje, esse ritmo é uma das mais puras manifestações da música brasileira.

De ritmo acelerado, mas também contando com canções cadenciadas, o funk carioca agrada a todos os públicos. Com estilos diversos, alguns dos grandes nomes da música nacional, como Catra, Claudinho e Buchecha, entre muitos outros, são do estilo.

Enfim, esse é o nosso artigo, e se você quer identificar os estilos musicais, não deixe de conferir o nosso texto sobre aplicativos para descobrir nomes de músicas!


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Conheça a história do forró

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!