Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça 4 pintores relevantes da história do Brasil

pintura-brasiileiro-artistico

A história do Brasil é repleta de grandes talentos na pintura, com nomes de reconhecimento internacional e referências nos seus estilos artísticos.

Apesar disso, é muito comum a vida desses pintores e pintoras não ser tão conhecida. Também é comum uma obra ser muito famosa, mas as pessoas não conseguirem dizer nada sobre o autor.

Neste artigo, vamos falar sobre 4 pintores(as) muito importantes para o cenário artístico brasileiro e, assim, colaborar para a maior valorização da cultura nacional. Vale destacar que veremos artistas contemporâneos e modernistas que marcaram, mas que não são os únicos expoentes da pintura brasileira.

1 – Tarsila do Amaral

Essa é a pintora de um dos quadros mais conhecido do cenário artístico brasileiro: o Abaporu. Essa pintura está no imaginário do brasileiro e certamente é uma obra-prima da nossa cultura.

Tarsila nasceu no interior do Estado de São Paulo e estudou na Espanha, país onde começou a desenvolver sua incrível aptidão para a pintura. Suas obras trazem temas tropicais e com acentuado teor nacionalista. Ela nasceu em 1886 e faleceu em 1973.

2 – Vicente do Rego Monteiro

Outro grande pintor brasileiro foi Vicente do Rego Monteiro. Recifense, ele também era escultor, professor, produtor de cinema e poeta.

Teve sua formação quase toda feita em Paris e, regressando ao Brasil, Vicente morou no Rio de Janeiro e se tornou íntimo de grandes artistas como Tarsila do Amaral, que vimos acima.

Nascido em 1899 e falecido em 1970, Vicente teve uma atuação notável como professor na Escola de Belas Artes de Recife e no Instituto Central de Artes de Brasília. Era um artista completo e com muita identidade em suas obras.

3 – Cândido Portinari

Portinari é um dos grandes nomes da pintura mundial, sem dúvida. Uma de suas obras-primas, os painéis Guerra e Paz, fica fixada na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Apesar de paulista, nascido no interior do estado, a vida artística de Portinari teve seu início efetivo no Rio de Janeiro. Ele se mudou para as terras cariocas com 15 anos e lá começou a frequentar a Escola Nacional de Belas Artes.

Após um período na Europa, retornou ao Brasil e sua pintura tomou um grande cunho social, com obras que retratam assuntos muito relacionados à cultura nacional.

O modernista Portinari nasceu em 1903 e faleceu em 1962, por causa da intoxicação com tintas que usava para pintar.

4 – Romero Britto

O artista provoca polêmica por onde vai, mas é impossível negar que alcançou patamares internacionais e levou sua arte para todos os cantos do mundo.

Suas obras são alegres, coloridas e formadas por mosaicos de imagens e formas. A identidade de suas pinturas é tanta que é impossível não reconhecer quando uma é de sua autoria.

Romero Britto é um pernambucano nascido em 1963 e hoje vive em Miami.

A história artística do Brasil é muito rica

O nosso país sempre teve muitos talentos em todos os ramos das Artes. Além dos quatro pintores que citamos, ainda existem muitos que poderiam ser nomeados como figuras expoentes no cenário brasileiro. Entre eles Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Beatriz Milhazes, por exemplo.

Sempre vale a pena estudar e apreciar as incríveis obras de artes que nosso povo produziu e ainda produz, sempre representando nosso país com muita mestria.

Quais são os tipos de arte que existem?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!