Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Cultura e vida social

cultura-vida-social

Cultura e vida social: como os dois se relacionam?

Sabemos que existem dois fatores determinantes que formam o que nós somos: o fator genético e o ambiental. A carga genética que adquirimos de nossos pais estão relacionadas a questões químicas, que moldam a nossa fisiologia e nos permite ter características físicas semelhantes a eles.

Quando falamos do fator ambiental, é nada mais, nada menos, que a cultura a que estamos inseridos, com todos os valores, práticas, princípios e conhecimento integrados. Por isso, a cultura e vida social andam continuamente juntas, já oferecem diversos benefícios para os indivíduos.

Quer saber como? Então, leia o post até o final e saiba como a cultura e a vida social se relacionam.

Afinal, o que é cultura?

Em geral, podemos definir que a cultura nada mais é do que um conjunto de hábitos, linguagens e comunicação em que as pessoas exercem. Em outras palavras, são tradições, crenças e costumes de um determinado grupo social.

Esse tipo de comunicação e prática pode ser repassado para mais indivíduos e assumir um papel viral, fazendo com que gerações atrás de gerações agreguem esses conhecimentos e repassem adiante.

Como a cultura e vida social se relacionam?

Como já percebemos, o meio no qual estamos inseridos possui um papel fundamental para formular novas crenças, hábitos e conhecimento.

Quando nos permitimos envolver com outros grupos, aumentamos ainda mais o nosso acervo cultural e melhoramos cada vez mais a nossa visão do mundo. Quando permanecemos em nossas próprias crenças e hábitos, a tão chamada “bolha social”, estamos impedindo de evoluirmos como pessoa, já que histórias, experiências e o conhecimento compartilhado socialmente nos tornam mais sábios.

É através dessa junção de cultura onde os indivíduos desenvolvem diferentes jeitos de se organizar e de se relacionar socialmente. Sociedades que possuem um amplo acervo cultural compartilhado, ou seja, diferentes maneiras de enxergar o mundo, podem originar diversas outras culturas diferentes. Com isso, podemos entender a pluralidade cultural em nosso país, apesar de sermos todos da mesma espécie.

Quais são os benefícios da cultura atrelada a nossa vida social?

1. Satisfazer as necessidades humanas

Todos nós carregamos dúvidas e conceitos que podem não ser respondidos de imediato. Isso acontece quando ainda não temos o conhecimento necessário para responder nossas perguntas internas.

Quando estamos inseridos no meio social, com diferentes pontos de vista, podemos encontrar a solução para um determinado problema através de uma fala, um gesto, uma dança, uma música, uma pintura, experiências coletivas e dentre outras questões que nos fazem pensar e agir de forma diferente (para melhor).

2. Maior tolerância ao novo

Quando somos culturalmente limitados, acabamos achando que só o que nos convém é o certo, e com isso, tendemos a nos tornar preconceituosos com outras pessoas e ignorantes com o mundo, de forma geral. Quando abrimos espaço para conhecer outros pontos de vista, estamos nos permitindo tolerar o próximo, crescer como indivíduo, cuidar da natureza e respeitar a individualidade de cada pessoa.

A cultura está presente em todos os lugares, e quando adentramos ao meio social, estamos, na verdade, buscando soluções para nossas dúvidas, para nosso crescimento pessoal e para uma maior qualidade de vida.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!