Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Cultura e vida social

cultura-vida-social

foto: Mostra Benjamin de Oliveira/divulgação

Nossa homenagem à bailarina, coreógrafa e grande divulgadora da Dança Afro no Brasil: Marlene Silva.

Os impactos que a cultura traz para a nossa vida social

Nós, seres racionais, temos a capacidade de criar a cultura. Ao longo dos anos, inúmeras culturas foram criadas e novas surgem a todo o instante.

Trata-se de ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais e conhecimentos adquiridos a partir do convívio social, que podem ser mutáveis ou não, ao longo do tempo.

Podemos afirmar que a cultura é o que nos define, norteia nossos comportamentos, pensamentos e princípios. Por conta disso, temos uma grande diversidades de culturas e, consequentemente, de pessoas que distinguem totalmente umas das outras em todo o mundo.

Além da cultura adquirida pelos ensinamento familiares, o meio onde vivemos, a comunidade e a sociedade em si também criam suas culturas, trazendo para todos uma riqueza sem igual de conhecimentos, vivências e experiências engrandecedoras.

De acordo com estudiosos, entende-se a cultura como tudo aquilo que é representado, como a nossa:

• Fala;
• Maneira de vestir;
• Hábitos;
• Costumes;
• Gosto musical;
• Gosto gastronômico;
• Etc.

A cultura também pode ser transmitida e incorporada através da arte, que é o que mais nos entrega esses costumes até os dias de hoje. Ir ao teatro ou ao cinema, assistir TV, um filme ou uma série, ir a um grupo de dança, ouvir música, assim como outras expressões, são o espelho da nossa cultura.

E os indivíduos são os responsáveis por essa disseminação. Existem quatro perfis ligados diretamente ao indivíduo e sua relação com a cultura:

Agente Cultural: é alguém que expressa o seu conhecimento e o que é capaz de fazer, independentemente da expressão artística que promove, sentindo-se valorizado por isso e servindo como inspiração para repassar seus dons;

Propagador Cultural: auxilia na difusão e propagação de determinados tipos de arte, dedicando a sua vida a esse propósito, em alguns casos;

Espectador Cultural: grupo formado por pessoas que valorizam e admiram determinada arte em comum, promovendo a sua interação e difusão, por consequência;

Alienado Cultural: grupo ou pessoa que é contra expressões culturais, chegando ao ponto de denuncia-las. É o que acontece muitas vezes em regimes ditatoriais, a fim de inibir expressões artísticas e, consequentemente, a capacidade de raciocínio coletivo.

A importância da cultura na sociedade

Como já mencionado, a cultura é o que cria a nossa identidade, compõe o nosso sujeito, grupos de pessoas e norteia as próximas gerações.

Podemos afirmar que, para criar a cultura há uma somatória de gostos, hábitos, crenças e outros costumes. Ao mesmo tempo, a cultura em si forma e altera todas essas somatórias ao longo do tempo.

A cultura se define como um importante modelo comportamental da nossa sociedade, gerando particularidades aos grupos e, ao mesmo tempo, agregando nossa sociedade que é tão diversificada e plural.

Além disso, tem importância no comportamento da sociedade. Levar cultura para os povos auxilia na prevenção de doenças mentais, evita que os indivíduos tomem caminhos errados em suas vidas e auxilia na recuperação de pessoas que já se encaminharam para práticas ruins, como roubo, drogas etc.

Por conta desses benefícios, diversos projetos culturais são levados às comunidades mais carentes em nosso país, a fim de proporcionar uma melhoria de vida e uma educação mais rica para crianças, jovens e adultos.

Cultura brasileira enriquecida pela Dança Afro

Pioneira da dança afro em Minas Gerais, Marlene Silva, de 83 anos, morreu nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, informaram amigos da artista. A causa da morte não foi divulgada, mas segundo Fabio Boaventura, que trabalhava com ela, não se trata de COVID-19.

Nos anos 1980, Marlene montou sua própria escola de dança, no Bairro Santo Antônio. Um de seus espetáculos, ‘Raízes da nossa terra’, fez história em BH. Mas ela e seu trabalho foram alvo de racismo na capital mineira. “Tinha um projeto com a Belotur de apresentar nas periferias, ir lá mostrar o nosso trabalho. Mas muita gente ria, apontava e nos chamava de macacos. Inclusive, macaco era das coisas mais leves que eu ouvia. Só que não podia deixar isso me abater. Então, lutei muito contra isso, para nossa cultura ser reconhecida. Hoje, mesmo longe do que eu queira, a situação já está bem melhor do que era”, disse ela ao Jornal o Estado de Minas, em 2018, ao ser homenageada na Mostra Benjamin Oliveira, em BH. (Jornal Estado de Minas https://www.uai.com.br/app/noticia/e-mais/2020/04/13/noticia-e-mais,257504/morre-marlene-silva-pioneira-da-danca-afro-em-minas-gerais.shtml)

Homenagem da SABRA à Artista e ao ser humano que lutou incansavelmente pela Arte e a Cultura brasileira.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado.

Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas.

Sem custos para você e não interfere em outras deduções.

Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo”

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação);

FIA - Fundo da Infância e Adolescência

4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento.

5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA.

6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!