Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

As principais divas pop brasileiras dos anos 90

música-pop-cantora

O gênero do pop, ou de música popular, foi originado nos Estados Unidos em meados de 1950. Conhecido por ser um gênero musical “misturado” e que reúne elementos de outros tipos musicais, como rock, soul, dance, música latina, o pop passou a ficar cada vez mais conhecido e a ser um dos centros de grandes nomes da música mundial.

Quanto ao Brasil, chegou ao país a partir dos anos de 1980 e adquiriu maior notoriedade nos anos 90. Diante disso, o pop passou a ser marcado pelas vozes de uma série de artistas que contribuíram para o seu desenvolvimento e para a sua popularização.

Uma curiosidade é que o pop passou a adquirir maior visibilidade através do trabalho realizado pelas mulheres, que com sua arte, elevaram ainda mais a importância deste gênero para o cenário da música brasileira e para a representatividade de uma parcela da sociedade, que passou a se enxergar através deste tipo musical.

Dentre os nomes das principais divas pop no Brasil, que se destacaram nos anos 90, podem ser citadas:

Cássia Eller

Cássia Eller foi uma cantora de grande importância nos anos 90, principalmente por conta do seu posicionamento e dos conteúdos explicitados através da sua forma de fazer música. Com uma voz potente e com composições poéticas e, ao mesmo tempo, críticas, Cássia marcou presença nos palcos e representou o gênero pop através de canções que misturavam rock com MPB. Mesmo após a sua morte, Cássia Eller continua sendo uma referência, bem como as suas músicas, que são consideradas eternas.

Daniela Mercury

Daniela Mercury é uma artista baiana que iniciou sua carreira nos anos 80 e que adquiriu maior evidência nos anos 90 após realizar trabalhos com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil. Após o lançamento do seu primeiro disco, Swing da Cor, Daniela alcançou maior notoriedade e ficou conhecida pela mistura entre ritmos — MPB, axé, música eletrônica — promovidos através de sua música.

Sandra de Sá

Sandra de Sá é uma cantora de grande representatividade, não só para a figura feminina, como também para a causa afro. A cantora, que misturava MPB e Soul Music, passou a ser conhecida nos anos 90 após realizar projetos com Carlinhos Brown e com a banda Titãs. Através de sua música, que além de ritmos contagiantes fomentava críticas essenciais no que diz respeito à igualdade racial e à desigualdade social, Sandra passou a ser reconhecida como uma das maiores cantoras da época e assim continua até os dias atuais.

Paula Toller

Enquanto cantora da banda Kid Abelha, Paula Toller, adquiriu notoriedade e passou a ser reconhecida como uma das divas do pop dos anos 90. Ao longo da sua carreira na banda Kid Abelha, lançou junto com a sua equipe 6 álbuns musicais de grande sucesso, e conquistou uma legião de fãs com a sua voz e com as suas composições.

Atualmente a cantora possui uma carreira solo e é considerada como uma das maiores divas do pop dos anos 90 e como uma das maiores cantoras da atualidade.

Agora conte para a gente, através dos comentários, qual dessas divas do pop é a sua favorita!

Arte e Cultura: Qual a diferença e qual a ligação?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!