Diversidade cultural brasileira: entenda o que é e como podemos identificar

A definição de “cultura” de um país se dá pelos seus costumes, culinária, tradições, língua, dança, vestimentas, religiões. Enfim, tudo o que define e caracteriza o país como único dentre todos os existentes no mundo.

Brasil, um país culturalmente rico

O Brasil, por ser um país com um território bastante extenso, possui uma diversidade cultural gigantesca, com diferentes costumes e características. Em cada canto do Brasil que você visitar, irá comer uma comida diferente, ouvir diferentes sotaques e dialetos e conhecer pessoas com religiosidades diversas.

Esse fenômeno cultural aconteceu com o passar dos anos. Devido à grande miscigenação ocorrida em nosso território, hoje temos uma população, além de numerosa, bastante diversificada. Com a mistura dos índios, que já estavam em nosso país antes de ele ser descoberto; dos portugueses, alemães, italianos e outros imigrantes europeus que chegaram posteriormente; e dos escravos, trazidos da África para servirem os mais ricos, o nosso povo tornou-se o que é hoje.

As regiões e suas culturas

Em nosso país, essa diversidade cultural fica facilmente perceptível. A região sudeste é onde se concentra as maiores economias do país, pois é a que possui a maior quantidade de pessoas, com uma grande influência das culturas europeias, asiática, indígena e africana. A cidade de São Paulo é a mais populosa e desenvolvida do país, uma megalópole que se iguala a diversas outras no mundo.

Nessa região temos pratos típicos como o pão de queijo, feijoada, feijão tropeiro, virado à paulista, entre muitos outros que ajudam a definir a cultura da região.

Temos também a região centro-oeste, formada pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e do Distrito Federal. A região possui uma grande influência das culturas paraguaia, indígena e boliviana, que refletem na culinária. É fácil encontrar pratos com nomes como “empadão goiano”, “arroz boliviano” e “sopa paraguaia”.

Como parte de sua cultura, as festas animam a população e são responsáveis por manter viva as tradições da região. A “Folia de Reis”, “Fogaréu” e a mais famosa, a “Cavalhada” são algumas dessas festas baseadas no Cristianismo.

A região Nordeste possui uma das culturas mais ricas do país. Com forte influência dos portugueses, dos índios e dos africanos, a região foi a responsável por criar danças e ritmos musicais presentes em todo o país.

As festas juninas comemoradas no mês de junho são um exemplo de uma cultura que se expandiu por todo o nosso território.

Outro ponto que devemos dar grande destaque é o estilo musical “forró”, que tem sua origem no Nordeste, mas que faz sucesso em todo o país. Não podemos esquecer da capoeira, do frevo, da literatura de cordel e das religiões de origem africana, manifestações culturais que formam a identidade nordestina.

A região sul possui uma cultura baseada nos imigrantes portugueses, alemães e italianos. Um dos exemplos mais fortes são as festas, como a “Oktoberfest”, de origem alemã, conhecida por ser uma festa cervejeira. Outra festa muito famosa nessa região é a “festa da uva”, que mostra a história da colonização italiana.

Outro componente cultural muito forte da região sul são as roupas. A bombacha, uma calça larga que os homens usam presas por dentro da bota, e o Poncho, uma roupa típica da América do Sul utilizada para proteger do frio.

Por último, temos a região norte, influenciada também pelos imigrantes europeus, índios e africanos. Muito conhecida por ser onde se localiza a nossa Floresta Amazônica, o Norte possui diversas festas e culinárias bem diversas.

O Festival de Parintins é conhecido nacionalmente, que mostra a disputa de dois bois. Outra festa bastante famosa é a do Círio de Nazaré, uma grande homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Já na parte gastronômica, temos pratos preparados com mandioca e peixe, dois alimentos muito comuns na região. Outro ponto muito interessante da região é a grande diversidade de frutas presentes apenas no Norte. A graviola, guaraná, cupuaçu e o açaí são exemplos.

Cultura protegida

A cultura de massa, focada em unificar o país em uma só cultura está cada vez mais sendo imposta em nossa sociedade.

O Brasil é um país rico em diversidade cultural e é muito importante que esses costumes se preservem para manter a identidade de cada lugar. Dessa forma, poderemos sempre mostrar aos nossos netos e bisnetos a origem das nossas culturas.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Cultura brasileira e a linha tênue entre a diversidade e a desigualdade