Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Principais desafios da preservação dos ecossistemas brasileiros

ecossistema

Em um país de proporções continentais, é natural que o Brasil tenha diversos ecossistemas em seu interior, com muitas belezas naturais que precisam ser preservadas por todos nós, protegendo a fauna e a flora existente por aqui.

Com um território de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, nós possuímos seis biomas principais: a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal.

Cada um deles possui um desafio próprio para a sua preservação, que vamos te contar a seguir.

Desmatamento

Um dos maiores problemas que enfrentamos, é o desmatamento irregular que ocorre em todo o território brasileiro, com consequência muito graves para nós, tais como a perda da biodiversidade, risco de extinção de animais e dificuldade na manutenção do clima.

O ecossistema mais ameaçado pelo desmatamento é a Amazônia, que sofre com queimadas naturais e criadas pelo ser humano, causando também uma grande comoção e preocupação por parte de outros países, como os Estados Unidos e a Alemanha.

Por ser a maior floresta tropical do mundo, ela também exerce a função de contenção do processo de mudanças climáticas.

Expansão da agropecuária

Apesar de este ser um importante setor na economia do Brasil, ela também tem a sua parcela de culpa na devastação dos nossos ecossistemas, já que é por causa dela que boa parte do desmatamento irregular ocorre.

O maior desafio está em controlar essa expansão na Amazônia e no Cerrado, quando ocorre a substituição da vegetação natural do local, pelas lavouras e pastagens, fato que acaba impactando negativamente na natureza.

Ao utilizarmos técnicas de aproveitamento intensivo dos nossos solos, com o tempo, os recursos naturais locais vão se esgotando, devido ao extenso uso de agrotóxicos e fertilizantes, que além de contaminar o solo, também atingem a água e as comunidades a sua volta.

Mineração

Outra que traz consequências graves no longo prazo, a mineração é responsável por trazer alguns problemas sérios ao ecossistema, tais como a contaminação dos solos e das águas, com destaque para o Cerrado nessa questão.

Um impacto negativo nesse tipo de garimpo é a contaminação dos rios com o mercúrio, que por sua vez, é responsável pela erosão dos solos e do assoreamento do curso das águas. Também ocorrem vazamentos de petróleo e despejo de resíduos em córregos.

Processo de desertificação

Este tópico atinge, de forma mais direta, a região da Caatinga, que sofre que a ausência de práticas adequadas de manejo do seu solo, em ações como a monocultura, pecuária extensiva, queimadas e extração de mata nativa.

Esse conjunto de atos culmina em uma grave degradação do ambiente local, prejudicando a flora e a fauna, tornando este um dos nossos maiores desafios até o momento.

Projetos de infraestrutura

Por fim, mas não menos importante, temos de citar as obras grandiosas de infraestrutura, que apesar de visarem uma melhora na vida do ser humano, acabam impactando negativamente o ambiente ao seu redor.

Hidrelétricas e barragens, por exemplo, afetam diversos rios do nosso país, interferindo diretamente no ecossistema local, que dependia deste recurso para viver.

Saiba mais sobre as mudanças globais do clima e seus impactos

Gostou deste texto? Acesse o nosso site e veja mais artigos em nosso blog.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!