Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O que a orquestra sinfônica ensina sobre trabalho em equipe?

orquestra-sinfônica-equipe-grupo-cursos-sabra

Na vida, passamos por diversas experiências e lugares que nos ensinam muito. No entanto, é preciso entender as experiências e os lugares como uma forma de tirar uma lição e, assim, evoluir.

Um exemplo que podemos destacar nesse sentido é a orquestra sinfônica. Ora, como a orquestra sinfônica pode nos ajudar? A orquestra sinfônica é um lugar/experiência que nos ensina muito sobre trabalho em equipe. Para entender melhor, leia o conteúdo a seguir!

O que é uma orquestra sinfônica?

Uma orquestra sinfônica pode ser definida como sendo um grupo de músicos profissionais que se reúne para apresentar uma série de canções a um grande público, as quais são tocadas harmoniosamente por diversos instrumentos clássicos.

Entre os principais grupos de instrumentos utilizados em uma orquestra sinfônica, estão:

– Metais

Neste grupo, estão instrumentos musicais como trompetes, tubas, trombones e trompas.

– Cordas

Já neste grupo, podemos encontrar harpas, violino, violoncelo e violas.

– Madeiras

Aqui, estão as flautas, fagotes e clarinete.

Quais exemplos podemos ter de trabalho em equipe em uma orquestra sinfônica?

Como podemos visualizar, uma orquestra sinfônica para funcionar adequadamente precisa contar com a colaboração de todos. É um grande exemplo de trabalho em equipe. Veja a seguir..

Harmonia

O primeiro exemplo que se pode ter de trabalho em equipe em uma orquestra sinfônica é a harmonia entre os sons tocados pelos instrumentos musicais que são conduzidos pelos membros. Os membros precisam atuar harmoniosamente, para que assim a orquestra sinfônica alcance seus objetivos.

Qualquer desarmonia dos sons pode, sem dúvida alguma, comprometer o alcance de bons resultados. Analogicamente, é assim quando se trabalha em equipe em uma empresa. O desinteresse de um colaborador, digamos, pode afetar os outros membros da equipe e até mesmo colocar em risco o alcance dos resultados. O mesmo acontece com relação ao trabalho em equipe no ambiente escolar, se perceber bem.

Colaboração

A colaboração é outro ponto forte em uma orquestra sinfônica e podemos ver nisso uma oportunidade para se trabalhar melhor em equipe.

Para que a orquestra sinfônica alcance harmonia em suas músicas, é preciso que cada membro se comprometa a desenvolver seu papel da maneira correta. Para isso, ele precisa não apenas dominar sua ferramenta musical, mas também treinar de forma coletiva. Ou melhor, ele precisa atuar colaborativamente, com o objetivo de fazer a orquestra sinfônica alcançar seus objetivos.

Função de cada membro

Assim como numa equipe de trabalho, em uma orquestra sinfônica cada membro tem uma função basilar na produção do som final, e é preciso que isso seja entendido para que haja harmonia. Por exemplo, em uma orquestra sinfônica, assim que o piano sai de cena, o violoncelo pode entrar como instrumento principal.

O que queremos dizer com isso é que cada membro de uma equipe tem um peso diferente, que pode variar de acordo com o projeto a ser desenvolvido. Isso sem deixar de mencionar o maestro, que cumpre a função de liderar uma orquestra sinfônica.

Você gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Para ler outros como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog. Combinado?

Como ajudar no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– As ações da @sabrabrasil são realizadas com o patrocínio master: @unimedbh e @institutounimedbh, viabilizado pela #leifederaldeincentivoacultura. Com patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!