Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Saiba qual o estilo musical mais escutado ao redor do mundo

estilo-de-musica

Atualmente é difícil identificar com precisão o estilo musical mais escutado do mundo, mas alguns aplicativos têm nos ajudado a selecionar qual é a preferência mundial.

Historicamente, a música clássica é o estilo histórico de toda a música. Conta a história do ser humano desde o início dos estudos de teoria musical e retrata épocas da vida humana sob a égide da criatividade de seus compositores. Mas o que vigora atualmente é um pouco diferente.

Segundo levantamentos de aplicativos de música, e demais mecanismos de pesquisa, o estilo mais escutado do mundo atual não é a música clássica, mas sim o hip hop.

O termo “hip” foi usado em 1898 para se referir a alguma coisa que esteja acontecendo naquele exato momento em que é fala. Já o “hop” faz referência ao movimento de dança.

O hip hop tem sua origem em comunidades estadunidenses de jamaicanos, latinos e outros afrodescendentes. Todas estas comunidades alocavam-se inicialmente na cidade de Nova Iorque.

Precursor do estilo

Lance Taylor é tido como o precursor deste estilo. Pouco conhecido pelo seu nome verdadeiro, Lance Taylor tinha o nome artístico de Afrika Bambaataa.

Falamos aqui de um cantor, compositor, produtor musical e DJ norte americano que ganhou seu espaço na música mundial por ser líder da banda Zulu Nation.

Além de ser referência em um estilo que é o “irmão mais velho” do hip hop (eletro), também é reconhecido como o pai do Hip Hop. Todo este sucesso se deu em razão de Taylor ter sido o primeiro a utilizar o termo Hip Hop e dar as bases técnicas de loops musicais, os chamados grooves.

Com o ritmo musical em loop e a expansão da cultura do gueto norte americano, o hip hop tornou-se uma forma de expressar a cultura negra e todo o preconceito racial que os oprimia (e infelizmente oprime até hoje) nos Estados Unidos.

Assim uma nova cultura se expandia nos bairros negros e latinos da cidade de Nova Iorque e enaltecia DJs, MCs, grafiteiros e dançarinos de break (B.Boy e B.Girl).

Cultura do hip hop e influências em diversos segmentos da sociedade

Bambaataa criou quatro vertentes da cultura hip hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos que incluem a moda hip hop são roupas e gírias.

A comunidade negra, principalmente os mais jovens, passaram a ter um estilo próprio de se vestir e de falar por volta dos anos 70. A nova moda contagiou de início o bairro South Bronx, Nova Iorque, e a partir daí a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo.

Estilos Musicais

Ritmo

Quando o movimento do hip hop veio à tona, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas chamadas “loop” (pequenos trechos de música em repetições contínuas) em dois turntables, que em nossos tempos modernos é mais conhecido como o sampling.
Posteriormente, foram acrescentados aos loops algumas falas que contavam histórias do cotidiano da comunidade negra. E assim surgiu o rap, que tem esse nome em razão de suas iniciais significarem rhythm and poetry ou ritmo e poesia, na tradução do inglês).
E desta forma o estilo contagiou todo o mundo e atualmente é o mais escutado nas plataformas digitais. Segundo indica um dos mais utilizados apps de música do momento, o Spotify, entre 2010 e 2019, o rapper norte americano Drake aparece em primeiro lugar, com mais de 28 milhões de streams em todo o planeta.

Hip hop: conheça mais sobre seu surgimento


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!