A história da música se confunde com a história da própria humanidade. Por ser um tipo de arte que trabalha com a harmonia, o ritmo, a melodia, a voz e a produção de sons, em geral, está presente na nossa espécie desde o início da nossa comunicação, até os dias de hoje. Confira, então, um pouco da história da música.
A evolução musical acompanha a humanidade
A música é uma das formas de manifestação cultural mais presente na humanidade. Há mais de 50 mil anos, os seres humanos desenvolveram formas de se comunicar com sons, observando fenômenos da natureza. Tudo começou bem simples, como os sons das palmas, dos pés batendo no chão e da própria voz. No início, essas expressões não eram necessariamente arte, estando mais relacionadas com a comunicação.
Conforme as civilizações foram se tornando mais evoluídas, o uso da música também evoluiu. No Egito antigo, por exemplo, ela era extremamente presente, sendo um elemento chave de manifestações religiosas. Na Ásia, mais especificamente, na China e na Índia, a música também era muito forte, relacionada com a espiritualidade.
Na Grécia Antiga, ocorreu um fenômeno bem interessante, que é a ligação entre ciência e os deuses através da música. Esta forma de arte era considerada um elo entre os homens e as divindades, já que seu significado em grego era “artes das musas”. Porém, Pitágoras foi primeiro responsável a estabelecer a relação da matemática com a música, descobrindo as notas e os intervalos musicais.
A música na Idade Média e Moderna
Como com praticamente qualquer aspecto da Idade Média, a Igreja Católica teve uma grande presença e uma enorme influência na sociedade. E a música, fazia parte integral desta celebração. A presença era tão grande, que o Papa Gregório I, instituiu regras para o canto das cerimônias, que passou a ser conhecido como o canto gregoriano.
A resposta para isso veio na época renascentista, em que ocorreu um certo distanciamento da igreja e dos seus costumes. É claro que isso afetou a música, que passou a se distanciar destes temas.
Porém, a fase mais importante para a história da música ocorreu no período barroco. Este período promoveu diversas mudanças no cenário musical, como o surgimento de óperas e orquestras sinfônicas. Alguns dos nomes mais famosos da história da música surgiram nesta época, como Vivaldi e Bach.
O classicismo deu continuidade ao estabelecido no Barroco. A música instrumental passa a ser ainda mais forte e as orquestras ganham uma posição de destaque. O piano toma o seu lugar como principal instrumento, nomes como Mozart e Beethoven, e conceitos como a sonata, a sinfonia e o quarteto de cordas também surgem.
A música no século XX e na era moderna
No século XX, a música passa por mais uma enorme transformação que é o surgimento do rádio, da gravação e da divulgação musical. Com isso, não são necessários mais apenas os concertos.
Essa novidade trouxe a possibilidade de contato de um número muito maior de pessoas, com diversos gêneros. Os artistas passaram a experimentar novos instrumentos e, até mesmo, sons de objetos do cotidiano.
Nos tempos mais atuais, a música passou a ter um caráter político ainda mais forte, refletindo as mudanças da sociedade. Um grande exemplo, é uso da música para passar mensagens de apoio na época da ditadura.
Por isso, a música mantém, e sempre deve manter, uma relação tão próxima com a humanidade.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
O que é uma progressão de acordes e como usá-la na composição?
Como usar a técnica de bending na guitarra para solos poderosos?