Ir para o conteúdo
Menu fechado

Atitudes que podemos tomar no processo de preservação da nossa cultura

A nossa história, quando contada sozinha, não diz nada. Mas quando falamos quem são nossos pais, a cidade e o Estado onde nascemos, a casa onde moramos na infância, nosso país e nossos gostos, trazemos um pouco da nossa cultura. Ela é essa mistura de coisas que mostram quem somos e o que fazemos. Por isso mesmo, precisa ser preservada.

Diversidade: fator determinante para a história da humanidade

Em um mundo cada vez mais globalizado, é comum buscarmos referências culturais externas. Hoje, por exemplo, o cenário internacional, principalmente o norte-americano, tem influência no modo como nos vestimos, falamos e até nos hábitos que desenvolvemos.
O problema, muitas vezes, é que a cultura global, também chamada de cultura de massa, acaba por impor certos costumes e valores. Com isso, a cultura local ou a cultura popular é suprimida.

Perde-se a história local, perde-se a cultura de um povo. Afinal, os costumes, valores e hábitos variam, até mesmo, de região para região. E essa diversidade é riquíssima para a história da humanidade.

Quando as raízes de um povo desaparecem, some também a sua história e, consequentemente, a perspectiva de futuro. Afinal, o futuro só é construído quando conseguimos olhar para o passado, compreender o passo a passo das mudanças e o porquê de estarmos onde estamos hoje. Mas afinal, é possível preservarmos a nossa cultura? A resposta é sim.

5 atitudes que ajudam na preservação da cultura

  1. 1 – Respeite o seu sotaque e a sua língua: você não precisa ter vergonha do seu sotaque, seja em outro Estado ou em outro país. Ele conta a sua história, a sua identidade e a sua forma de se comunicar. Por isso, não perca tempo se recriminando.
  2. 2 – Conheça os alimentos da sua região: o Brasil é um país muito diverso, isso é fato. Uma forma de conhecer nossas origens e preservá-las é buscando amparo na culinária. Você vai se surpreender com os pratos típicos da região e verá a presença indígena, africana e europeia nos pratos que preparar.
  3. 3 – Acredite na cultura da sua região: você não precisa esperar vir um artista famoso para ir a um show ou teatro na sua cidade. As apresentações costumam acontecer o ano todo e é sempre um bom momento de conhecer talentos locais. Aliás, dá para começar apreciando a cultura local pela escola dos filhos. Professores e pedagogos costumam ter bastante esforço para criar apresentações culturais que mostrem as tradições históricas.
  4. 4 – Conheça a cultura local: você conhece a história da sua cidade, costuma ir à biblioteca municipal, aos pontos turísticos locais, aos prédios históricos? São atitudes assim que ajudam a preservar a nossa história. É claro que a cultura não está apenas nesses lugares, mas esses são ambientes onde há expressão cultural. Quando você os visita, absorve um pouco de tudo isso e transmite para outras pessoas.
  5. 5 – Valorize quem trabalha com a causa: há entidades que atuam diariamente para manter viva a identidade local. Por isso, procure conhecer o trabalho que elas desenvolvem e, sempre que possível, contribua com o que puder: trabalho voluntário, recursos financeiros ou a alegria de um aplauso. São essas instituições que trabalham para resgatar a memória e formar novas expressões artísticas.

Valorização sim, desrespeito jamais

No processo de preservação da nossa cultura, no entanto, é importante colocar o respeito em primeiro lugar. Isso significa que valorizar a origem e o que somos, não tem nada a ver com desrespeitar as outras identidades, menosprezá-las ou ser fechado ao novo. Muito pelo contrário!

A história do Brasil tem a ver com a história de muitos povos, ou seja, a diversidade sempre marcou presença por aqui. Continue fazendo isso valer a pena. Aproveite e leia também, o artigo “Cultura: Como podemos preservar a nossa” .


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Patrimônio cultural – Preservação