Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Técnicas para tocar instrumentos de sopro

sabra-música-instrumento-sopro-músicos-desenvolvimento-tocar-execução-musical-técnica

Tocar um instrumento musical é uma das atividades mais prazerosas que existem. Mas mesmo os músicos profissionais sabem que o talento não é nada sem a técnica, que varia de acordo com o tipo de instrumento tocado.

No caso dos instrumentos de sopro, a técnica é fundamental para a boa execução de uma música. Isso porque a sonoridade destes instrumentos depende diretamente da emissão de ar pelo instrumentista e da regulação das notas musicais com os dedos.

Por isso, se você está pensando em aprender a tocar um instrumento de sopro ou então já toca e deseja se aperfeiçoar, conheça a seguir algumas técnicas que irão te ajudar nessa caminhada.

1. Postura corporal

Seja em pé ou sentado, o instrumentista de sopro deve sempre prestar atenção à sua postura corporal na hora de tocar. Neste caso, é preciso estar atento principalmente à posição dos braços, à angulação dos dedos e ao posicionamento destes sobre as chaves do instrumento.

2. Desenvolvimento da embocadura

Além da postura corporal, o desenvolvimento da embocadura é de extrema importância para os instrumentistas de sopro, variando de acordo com cada instrumento.

O músico deve trabalhar aspectos como a tonicidade dos músculos faciais, a colocação e a movimentação correta da mandíbula inferior, o posicionamento dos dentes e a movimentação do palato mole e da laringe.

Todos esses aspectos influenciam diretamente a afinação do instrumento e a execução de efeitos no instrumento de sopro.

3. Desenvolvimento do mecanismo

O mecanismo nada mais é do que a movimentação dos dedos nas chaves do instrumento de sopro. Ele é fundamental para a execução de uma música, já que controla as notas musicais que serão emitidas.

As melhores formas de desenvolver essa habilidade incluem exercícios de escala e intervalos variados, além de trabalhar diferentes repertórios.

4. Desenvolvimento da articulação

Desenvolver a articulação significa utilizar corretamente a língua, os dentes e os articuladores da boca no processo de tocar o instrumento de sopro, seja ele qual for.

Por isso, o músico deve trabalhar muito bem esse aspecto, o que inclui conhecer a anatomia bucal em detalhes para melhor aproveitá-la.

5. Técnicas de respiração

A utilização correta de todo o sistema respiratório é de suma importância para o instrumentista de sopro. Por isso, vale a pena conhecer a fisiologia por trás da respiração e saber dominar músculos como o diafragma, os abdominais e os intercostais.

Além disso, é fundamental ter completo domínio sobre a inspiração, ou seja, sobre a quantidade de ar que entra a cada respiração e que será usada na execução de uma nota ou de uma frase musical, por exemplo.

6. Teoria musical

O domínio da teoria musical é um dos aspectos que mais interferem na execução de uma música, e isso não é diferente no caso dos instrumentos de sopro. Por isso, o músico deve trabalhar elementos como a leitura musical, a harmonia e a percepção auditiva, principalmente para quem deseja fazer improvisos musicais.

7. Organização e dedicação

Por fim, não podemos deixar de ressaltar a importância da dedicação e da organização para quem deseja aprender ou aperfeiçoar a técnica em um instrumento de sopro.

Nesse sentido, estabeleça uma rotina de estudos, de preferência diária, e tenha a paciência como lema. Como diz o ditado, devagar se vai ao longe!


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

ORQUESTRA – COMO FUNCIONA?

Conteúdo por: Agência de Conteúdo RedaWeb

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!