Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Conheça alguns instrumentos musicais indígenas de tribos brasileiras

instrumento-utilizado-indígena-brasileiro-tacaca-comunidade-cultura-diverso

A cultura indígena é recheada de artefatos únicos e incríveis dos quais os instrumentos musicais fazem parte. Em sua maioria, eles são produzidor com matérias primas retiradas da floresta, mantendo sempre a sua harmonia com a natureza. Hoje vamos conhecer alguns desses instrumentos indígenas que são utilizados em diversos rituais dos povos originários.

Catacá

Composto por duas tábuas, sendo uma com elevações, que mais parecem dentes, e outra lisa, o catacá é um instrumento que gera o som através do atrito de um pequeno pedaço de madeira nessas tábuas que falamos anteriormente. Você já viu um reco-reco? Se você estava com dificuldade de imaginar um catacá, ele é bem parecido com um reco-reco tão utilizado nos sambas e pagodes. O catacá pode ser feito de diversas matérias primas, como até o casco de uma tartaruga, mas a mais comum é o bambu. Esse instrumento é muito comum entre as comunidades indígenas do Pará.

Chocalhos e bastões de ritmo

A maioria dos instrumentos indígenas podem ser considerados de percussão e vão acompanhar os cânticos em diversos dos rituais. Um dos mais tradicionais são os chocalhos, também conhecidos como auáiú,
guararás e urucá. Os chocalhos geralmente são feitos com frutas secas como as cabaças e, dentro deles, são colocadas sementes diversas que geram o som ao serem agitadas. Eles podem ser enfeitados com penas e outros símbolos dependendo da comunidade onde é produzido.

Já os bastões de ritmo são produzidos com madeiras ocas e também podem levar o nome de karutana, waranga e taquara. A madeiras ocas têm as suas extremidades abertas, ou apenas uma fechada, e são muito utilizadas em momentos onde a dança está presente, marcando o ritmo dos pés e das mãos. Alguns são adornados com guizos e outros adornos. Geralmente esses instrumentos são mais associados às mulheres da comunidade.

Flautas e trombetas

As flautas já existiam entre as comunidades indígenas mesmo antes do homem europeu chegar por aqui. Elas são uns dos instrumentos mais queridos dos povos indígenas brasileiros. Esse instrumento podem ser fabricados de forma vertical ou horizontal e também em diversos materiais, sendo os principais a madeira, ossos e até o barro. Além de serem utilizados em rituais em comunidade, as flautas também podem ser utilizadas na caça, afinal algumas imitam o barulho emitido pelos animais, atraindo presas e facilitando a captura de alimentos. Então não é atoa que esse é um dos instrumentos preferidos, não é?

As trombetas se assemelham muito às flautas, mas a sua principal matéria prima são os chifres ou bambus. Elas possuem um potencial de eco maior e são utilizadas em rituais especiais.

E então, você já conhecia algum desses instrumentos? Como pudemos ver, alguns deles, como o catacá, possuem adaptações que são utilizadas inclusive na música popular brasileira. E se você se interessou pelo assunto, que tal conhecer mais sobre a música brasileira em geral, desde suas origens até os dias atuais? Venha conhecer mais sobre a arte e cultura, integrando-as ao mercado de trabalho. Saiba mais sobre o trabalho da Sociedade Artística Brasileira em nosso site.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!