Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Instrumentos Musicais brasileiros: conheça os principais

Instrumentos-musicais-brasileiros-instrumento

De modo geral, a cultura musical brasileira é conhecida por ser extremamente rica e diversificada, não é mesmo? São diversos ritmos que constituem o Brasil. Assim, há diferentes instrumentos musicais brasileiros responsáveis por criar tanta música, mesmo que boa parte deles tenha origem de outros países, são importantíssimos para o nosso cenário musical.

Quer conhecer os principais instrumentos musicais do Brasil? Acompanhe com atenção essa postagem.

Boa leitura!

1. Pandeiro

O pandeiro está entre os principais instrumentos musicais brasileiros, uma vez que é bastante utilizado em alguns estilos de música bem tradicionais do Brasil, tais como: o pagode e o samba.

Esse instrumento também pode ser chamado de tamborim e chegou em território nacional por meios dos portugueses e foi muito usado por escravos da África na capoeira juntamente ao berimbau.

Em geral, o pandeiro é um dos instrumentos musicais brasileiros de percussão com o propósito de dar o toque de finalização no gênero famoso como choro.

2. Berimbau

O berimbau é um dos mais importantes instrumentos musicais brasileiros e chegou por aqui com os escravos de Angola e é um dos principais elementos de uma roda de capoeira.

A princípio, o instrumento foi registrado pela primeira vez em nosso país no porto de Santos, no ano de 1739.

Era bastante usado por escravos nos quilombos em momentos de festas é importante para a capoeira, visto que controla o ritmo da roda.

3. Cuíca

Outro instrumento trazido por escravos africanos para o Brasil é a cuíca. Ainda que sua origem seja oriental, esse tambor de fricção interna é muito utilizado em eventos comuns no país. Assim sendo, certamente, a cuíca é um dos instrumentos musicais brasileiros que sempre vão marcar presença no carnaval por escolas de sambas, bem como no maracatu.

4. Agogô

Também é um instrumento que chegou ao Brasil com os africanos e é bastante usado por iorubás.

A palavra agogô, na língua dos iorubás, significa sinos, justamente por essa razão há uma série de sinos nesse instrumento musical.

Comumente, o agogô é visto sendo usado no candomblé onde pode ser nomeado como Gã e também faz parte da lista de instrumentos que compõem o ritmo da roda de capoeira.

Por outro lado, é essencial para outros ritmos de música do Brasil, como o samba.

5. Cavaquinho

O cavaquinho é um dos principais instrumentos musicais brasileiros, visto que os compositores do Brasil utilizam esse item para compor excelentes canções que fazem parte do chorinho e do samba.

A origem de tal instrumento é portuguesa e chegou ao território nacional pelas mãos de colonizadores. Hoje, é essencial para a cultura do nosso país. Afinal, está sempre nas rodas de samba.

Além disso, recebeu muita fama pelo choro, entretanto, marca presença em outros ritmos, como o pagode.

6. Afoxé

Sobretudo, o afoxé faz parte da categoria idiofone e, embora seja bem tradicional em nosso país, a sua origem é na África.

O afoxé é todo constituído por uma cabaça coberta por inúmeras miçangas conectadas por um tipo de rede e quando o músico as raspa contra a superfície da cabaça, o som será produzido.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!