Menu fechado

Marilene Gangana – Homenagem

Homenagem-marilene-gangana-ufmg

No dia 22 de outubro de 2025 foi realizado um Recital em homenagem à professora Marilene Gangana no contexto das comemorações do centenário da Escola de Música da UFMG. O evento, organizado pela professora Luciana Monteiro e pelo professor Mauro Chantal, fez parte do Projeto VivaMúsica do Núcleo de Educação Musical e Cultura da ESMU-UFMG e contou com a participação de diversos ex-alunos da professora homenageada. Na ocasião o Vice-Diretor da Escola de Música da UFMG, professor Carlos Aleixo fez a entrega de um Diploma de Mérito Acadêmico, pronunciou um curto discurso e fez a leitura do texto homenagem redigido pelo professor Mauro Chantal:

“Por ocasião do centenário da nossa querida Escola de Música, rendemos uma homenagem sincera e profundamente respeitosa àqueles que dedicaram suas vidas à arte, à educação e à construção da nossa identidade. Entre esses nomes que se confundem com a própria história da instituição, destaca-se o da Professora Marilene Gangana.

Sua trajetória é marcada pela excelência, pela sensibilidade artística e por um compromisso inabalável com a formação humana e musical de seus alunos. Ao longo de décadas, a Professora Marilene semeou conhecimento, ética e amor à música, inspirando gerações de estudantes que hoje ecoam, em salas de aula e palcos do Brasil e do mundo, o aprendizado que dela receberam.

Seu legado transcende partituras e acordes. Vive na lembrança afetiva dos que com ela aprenderam, na dedicação dos que seguiram seu exemplo, e na sonoridade que continua a habitar nossos corredores, ensaios e apresentações.

Em cada nota que ressoa, em cada olhar encantado de um novo músico, reconhecemos a presença viva de sua influência. A Professora Marilene Gangana permanece entre nós — como uma melodia eterna, que harmoniza o saber e o sentir, o ensinar e o inspirar.

Que esta homenagem, no marco dos 100 anos da Escola de Música da UFMG, celebre não apenas o passado, mas a permanência do que há de mais belo: o poder transformador da educação e da arte.”

Alegria e emoção tomaram conta do Auditório Fernando Mello Vianna ao serem ouvidos breves relatos da convivência com a mestra e muita música, além de ter ficado a certeza de que, através do ensino musical e de seu exemplo de vida, ela sempre inspirou e inspira as pessoas que com ela convivem a serem seres humanos melhores a cada dia.

Um pouco sobre a Professora Marilene Gangana

A professora Marilene Gangana formou-se em Direito pela UFMG, mas foi também na Música que encontrou outra vocação. Estudou Canto no Conservatório Mineiro de Música, na classe da professora Eugênia Bracher Lobo, de quem se tornou discípula e, posteriormente, sucessora.

Com a aposentadoria de sua mestra, assumiu a cadeira de Canto na Escola de Música da UFMG, onde ingressou por concurso público, na década de 1970 . Ao longo de sua carreira, lecionou Canto nos cursos de formação e de graduação em Música, orientando dezenas de alunos, muitos dos quais se tornaram professores, cantores e profissionais atuantes em salas de concerto do país.

Como meio-soprano, destacou-se em concertos, recitais e produções de ópera, além de participar de comissões, estudos e projetos de pesquisa. Reconhecida por sua dedicação, humildade e generosidade, construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a arte e a formação de novas gerações de músicos. Premiada em concursos nacionais de canto em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, Marilene já se apresentou nas principais salas de concerto e teatros do Brasil, sob a regência de maestros como Arthur Bosmans, Hely Ferreira Drummond, João Cavalcanti, Carlos Eduardo Prates, David Machado, Sérgio Magnani e Sebastião Viana, entre outros.

Após sua aposentadoria na UFMG, continuou sua atuação na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, onde lecionou Declamação Lírica e coordenou o Grupo Experimental de Ópera (GEO), no qual também atuou como preparadora cênico-musical. Foi membro da diretoria da Organização dos Aposentados da UFMG (OAP), onde criou e regeu o Coral da OAP, desde sua fundação em 2000.

Em 1997, por ocasião das comemorações do centenário de Belo Horizonte, foi uma das cinco regentes do histórico “Coral de 1000 vozes”, apresentado no alto da Avenida Afonso Pena.

Hoje, já aposentada, continua a prestigiar e apoiar ativamente a vida musical da cidade, sempre presente em eventos no Palácio das Artes, Sala Minas Gerais, Fundação de Educação Artística e Escola de Música da UFMG. Alguns de seus ex-alunos — hoje profissionais em plena atividade — integram o programa desta noite, perpetuando o legado de sua arte e de seu exemplo.


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site! 

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora! 

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto! – Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Tipos de voz: você sabe qual é a sua no canto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading