Música eletrônica é um dos estilos mais populares da atualidade. Além de movimentar a indústria fonográfica, por meio de festivais, influencia diretamente os outros estilos musicais. Música eletrônica se tornou uma forma de viver, uma vez que utiliza a arte para aumentar a consciência de quem está ouvindo.
As pessoas sabem o que é esse estilo e até conhecem os principais artistas do Brasil e do mundo, mas existem outros fatos interessantes para entender melhor a música. Veja aqui algumas curiosidades sobre esse estilo tão popular e por quê ele está se popularizando cada vez mais.
Como surgiu a música eletrônica?
O francês Pierre Schaeffer foi um dos primeiros artistas a inovar com os sons, no fim dos anos 1940. Ele uniu diferentes gravações de músicas e instrumentos em uma só faixa, manipulando velocidade e a leitura da gravação, para dar origem às primeiras mixagens. Para isso, utilizou um toca-discos.
Nesse mesmo período, os alemães Werner Meyer-Eppler, Herbert Eimert e Robert Beyer também já estavam se dedicando ao estilo musical. Eles foram responsáveis por criar o primeiro estúdio que seria dedicado exclusivamente para a música eletrônica. Lá, as ferramentas utilizadas para a criação das mixagens eram os osciladores elétricos.
Popularização do estilo
Mas foi só na década de 1960 que o estilo musical começou a se popularizar. Isso aconteceu quando o “boom” chegou aos Estado Unidos e começou a influenciar bandas como os Beatles e Pink Floyd que, ao invés de utilizar os instrumentos acústicos, passaram a usar os sintetizadores eletrônicos e outros equipamentos do gênero.
No ano de 1969, Francis Grasso foi o primeiro DJ que decidiu utilizar feltro em cima dos pratos no toca-discos. Já o primeiro grande evento de música eletrônica realizado ao ar livre, foi realizado por dois lavadores de pratos de uma pizzaria: os irmãos Paul Hartnoll e Phill. O show reuniu cerca de 50 mil pessoas e marcou o início do estilo musical na indústria cultural.
Diferentes estilos dentro da música eletrônica
Você sabia que a música eletrônica possui diferentes estilos? São, pelos menos, nove deles! Eles vão dos mais dançantes aos mais glamourosos. Venha entender um pouco sobre alguns dos mais influentes no Brasil e no mundo.
O Drum ‘n’ Bass é um dos mais populares no Brasil. Ele se trata do ritmo mais acelerado, para além dos 150 BPMs (Batidas Por Minuto), e utilizam mais os sons graves, de baixos e baterias. Suas principais influências são o rock, hip-hop e soul. Já o Electro, tem como principal característica o som do teclado, que ficou popular na década de 1980.
O Lounge também é um estilo da música eletrônica. Ele se caracteriza por criar o “som ambiente”, que ouvimos em lojas e restaurantes, e não tem a batida dançante, como os outros. O Minimal é um dos mais recentes estilos e preza pelos poucos sons e ritmos mais repetitivos.
Outro estilo da música eletrônica é o Techno. Ele utiliza muitos sons que remetem a sons de fábricas e até barulhos de sirenes. Ele chega a ir de 130 a 145 Batidas Por Minuto.
Gostou destas curiosidades e quer aprender mais sobre outros ritmos e estilos musicais? Venha conhece o nosso site e os nossos projetos!