Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O vínculo entre a poesia e a música

música-poesia-tempo

“A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia”. Essa frase do compositor Ludwig van Beethoven já nos mostra o quanto a música pode se assemelhar à poesia, aproximando a arte e sensibilidade para o nosso dia a dia.

As raízes dessa união

Apesar de serem expressões artísticas que podem existir muito bem separadamente, a história nos mostra que a música e a literatura sempre caminharam juntas. Se voltarmos no tempo, mais especificamente para a antiguidade clássica, podemos lembrar da poesia lírica, onde instrumentos musicais acompanham todo o momento de declamação.

Um pouco mais a frente no tempo, podemos lembrar do trovadorismo. Esse estilo que surgiu na idade média, muito marcado pelo teocentrismo, tendo Deus como o centro de tudo, trouxe consigo as cantigas trovadorescas, ou também conhecidas como provençais. Todos os poemas eram escritos como cantigas líricas, que falavam de amor e outros temas intrínsecos, ou as satíricas que, como o próprio nome já diz, satirizavam cenas do cotidiano; mas sempre com acompanhamentos musicais. A ópera renascentista também é um outro ótimo exemplo dessa mescla entre as duas artes, afinal, toda a narrativa escrita era contada de forma cantada.

E atualmente?

Mas se você ainda está se perguntando: e agora, nos tempos atuais, como a música e a poesia ainda se encontram? Podemos te lembrar de célebres poetas, dentre eles um brasileiro, que dominada de forma exímia essa arte. Estamos falando dele, o poeta da paixão, Vinícius de Moraes. Um dos autores do movimento da Bossa Nova, Vinicius sabia como ninguém unir o literário, o verbal e o melódico, sendo um importante autor de diversas canções tão conhecidas do público como Onde Anda Você, Samba da Bênção e Sei que Vou te Amar.

O movimento contrário também pode acontecer e grandes músicos se tornam grandes escritores e poetas, como o sambista Noel Rosa. A noiva do condutor é uma de suas obras literárias mais famosas, mas antes dela ele contribuiu fantasticamente para a história da música popular brasileira com seus sambas como “Com que roupa?” e “Eu vou pra vila”.

E como esquecer das músicas que são inspiradas em livros? Amor I love You, de Marisa Monte, foi inspirada no livro O Primo Basílio, do escritor português Eça de Queiroz, e traduz em versos e melodias a história retratada nesse clássico da língua portuguesa. Outro exemplo é o livro O Apanhador no Campo de Centeio, de J.D. Salinger, que inspirou Milton Nascimento a compor os versos
“Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim”.

Então, podemos ver que a relação entre a poesia e música vem de longos tempos, e que apesar de serem artes que existem distintamente, elas podem se unir em obras memoráveis através dos tempos. E se você que saber um pouco mais sobre música, arte e cultura, venha nos conhecer e ampliar seus horizontes para as artes.

Inclusão social


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!