Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

A relevância do patrimônio cultural de Minas Gerais para o Brasil

patrimônio-cultural-histórico-minas-gerais

Minas Gerais, com seus 853 municípios, conta com um conjunto de bens históricos, artísticos, culturais e naturais de extrema importância para a conservação da história nacional e até mesmo mundial, uma vez que, alguns, já receberam o incrível título de patrimônio cultural da humanidade.

São bens das mais diferentes épocas e das mais variadas tendências culturais que, juntos, ajudam a manter a memória e o legado dos que vieram antes de nós.

A seguir, conheça um pouco mais do patrimônio cultural de Minas Gerais e sua relevância para o Brasil:

O que é patrimônio cultural?

Antes de tudo, é preciso entender o que significa a expressão patrimônio cultural. Chamamos de patrimônio cultural os bens, tanto de natureza material, quanto imaterial, que possuem grande valor social devido à sua enorme capacidade de preservar a memória e a identidade cultural de um povo, mantendo viva a sua história.

Um bem cultural pode receber de acordo com o nível da importância de sua conservação para a sociedade, o título de patrimônio cultural municipal, estadual, nacional e até mesmo mundial, se tornando então patrimônio cultural da humanidade.

Como exemplos de patrimônio cultural podemos citar obras de arte, conjuntos arquitetônicos, sítios arqueológicos, assim como festividades, crenças populares, culinária, ofícios e seus modos de fazer, saberes e celebrações religiosas.

O patrimônio cultural de Minas Gerais

Em todo o estado de Minas Gerais, são quase 6 mil bens culturais reconhecidos, tanto de natureza material quanto imaterial.

A nível estadual, foram tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha MG) 149 bens culturais, com destaques para os núcleos históricos e paisagísticos, e um total de 7 bens imateriais.

Quando falamos a nível nacional, Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com mais bens culturais materiais tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), com uma porcentagem de 17% em relação ao restante do país.

Já em relação ao patrimônio cultural imaterial, Minas possui 2 dos 13 bens nacionais tombados pelo Iphan, sendo eles o ofício de sineiro e a produção de queijo artesanal da região do Serro.

Por fim, a nível internacional, Minas Gerais é o maior destaque do país em relação aos bens considerados patrimônio cultural mundial. Dentre os 14 sítios do patrimônio cultural da humanidade reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) presentes no Brasil, 4 estão no estado mineiro. São eles:

  • A cidade histórica de Ouro Preto;
  • Centro histórico da cidade de Diamantina;
  • Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte;
  • Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, em Congonhas.

A relevância do patrimônio cultural de Minas Gerais para o Brasil

Quando pensamos na relevância do patrimônio cultural de Minas Gerais para o Brasil, é impossível não pensarmos também na sua contribuição para a preservação da história nacional desde os primórdios da era colonial, como é o caso do centro histórico de Ouro Preto e do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que contam com obras de grandes artistas da época, como Manoel da Costa Athaíde e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Remetendo a um passado mais recente, um dos cartões postais mais famosos de Belo Horizonte, o Conjunto Moderno da Pampulha, preserva a genialidade arquitetônica de Oscar Niemeyer, junto à idealização de Juscelino Kubitschek, na época, prefeito da cidade e que, mais tarde, viriam a projetar a capital do país.

Há ainda a importância inegável dos patrimônios culturais mineiros para história da arte, com bens arquitetônicos presentes na grande maioria de seus municípios, com destaque para Congonhas e o Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, considerado uma das obras-primas do barroco mundial.

Por fim, ainda que não sejam considerados patrimônios da humanidade, os bens culturais imateriais de Minas Gerais, como o ofício de sineiro e as celebrações religiosas, contribuem de forma excepcional para preservar a identidade de um povo que, em meio a tantas mudanças sociais, continuam reproduzindo o legado deixado por aqueles que os antecederam.

Desafios para preservação do patrimônio material


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!