A poesia dá significado às palavras de uma forma doce. Ler poesia eleva nossa essência a um patamar único de aprendizado e raciocínio. Esses efeitos sobre o jovem costumam ser muito favoráveis.
Continue lendo este artigo e veja como a poesia pode influenciar no desenvolvimento dos jovens
Poesia é uma categoria da literatura conhecida por descrever sentimentos e pontos de vistas de maneira ritmada, distribuída em versos e estrofes.
A escolha das palavras é sempre cuidadosa para proporcionar emoção e reflexão ao leitor ou ouvinte. A poesia está presente na música, na literatura e também nas artes.
O jovem e a poesia
Por vezes, a poesia é tratada como algo antigo e ultrapassado, tendo em vista que as grandes referências da poesia brasileira são personalidades que já nos deixaram, como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e outros.
Mas a realidade, é que a poesia tem se renovado e ganhado novas vozes. Jovens que são responsáveis por representar tantos outros dentro de seus cotidianos e expectativas em comum.
Sendo assim, a poesia tem um papel importante no desenvolvimento do jovem, tanto no que diz respeito ao criador de versos, quanto no apreciador, que também pode obter amplo aprendizado.
A poesia promove a reflexão e estimula o senso crítico de forma sutil, porém determinante. Quando utilizada como ferramenta educativa, ganha um poder gigantesco.
Apresentada ao jovem desde cedo, a poesia ajuda a desenvolver a paixão pela leitura, ampliação do vocabulário e consequente melhora na escrita. Deste modo, atua diretamente no desenvolvimento escolar.
Afinal, compreender o sentido e todos os componentes de uma prosa é um verdadeiro desafio, mas por outro lado, um enorme exercício de empatia.
Além disso, o jovem é capaz de reconhecer o valor da palavra, quando bem empregada e sua influência sobre as pessoas e os meios.
Quando o jovem passa de um simples admirador de versos, para criador, adquire habilidade de expressar seus sentimentos, libertando seus medos, aflições e angústias.
Na poesia, o jovem pode encontrar sua identidade, desabafar sobre os problemas que observa na sociedade e tem ainda a oportunidade de questionar a sua realidade e seu próprio interior.
O protagonismo jovem na área da poesia possibilita também o desenvolvimento dos jovens em termos criativos, tendo em conta que ela permite certa fuga do real e até a combinação entre o mundo da fantasia e o existente.
Ao escrever poemas, um jovem desperta em outros o interesse por esse tipo de literatura, cria identificação, gera inspiração e consegue se comunicar com indivíduos de sua mesma faixa etária de maneira próxima e simples.
Sem contar que a poesia pode promover integração social, por meio da realização de saraus e outros eventos destinados a declamações de prosas e troca de experiências literárias.
Em geral, a poesia pode influenciar no desenvolvimento dos jovens, sendo um recurso lúdico de transformação individual e coletiva, propício para a construção de um futuro mais justo e igualitário para todos.
Mesmo porque, o jovem precisa ter voz e livre direito de se expressar e a arte é um ótimo caminho.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr
Benefícios que o ensino da poesia pode trazer pode trazer para as crianças