Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

O que é o spalla de uma orquestra?

spalla-maestro-orquestra

Ao falar sobre orquestras, um dos primeiros assuntos são duas figuras essenciais e centrais: o maestro e o spalla. Cada um deles possui uma função distinta e os seus papéis são de grande importância para a orquestra.

Dessa forma, para entender como é organizada uma orquestra e todos os seus detalhes, é preciso primeiramente compreender a importância e as ações desempenhadas por essas duas figuras de destaque.

O spalla, para o público geral, pode ser menos conhecido de nome, visto que o maestro rege a orquestra e é visto pelos espectadores como central durante os espetáculos. Entretanto, o spalla tem uma importância semelhante.

Conheça mais sobre eles!

O que é o spalla?

Para as pessoas que não possuem conhecimento aprofundado sobre a composição de uma orquestra, a figura central e de maior destaque é o maestro. Mas outro de igual importância também assume uma posição de destaque: o spalla.

Em alguns casos, ele também pode ser chamado de chefe de naipe de todos os instrumentos de corda que compõem a orquestra. Portanto, assim como o maestro, o spalla assume uma posição de destaque e é o primeiro violino da orquestra.

Assim, o spalla entra no palco após todos os outros músicos já terem entrado e assumido as suas posições corretas. Em seguida, ele dá início à afinação e libera a entrada do maestro para que seja iniciada a apresentação.

O nome spalla é de origem italiana e vem de um termo usado na região, attore di spalla. O significado para essa expressão, em uma tradução literal, é algo como “apoia o ator principal”. Dessa forma, através do significado da expressão dá para entender a atuação do spalla na orquestra.

Isso porque pela expressão entende-se que o spalla serve como um apoio para o maestro, como se ele fosse o braço direito ao longo de toda a apresentação juntamente com a figura imponente do maestro que vai reger todos os outros músicos.

Onde o spalla fica posicionado?

Não é muito difícil visualizar o spalla ao longo de uma apresentação porque ele entra sozinho após todos os outros músicos e libera a entrada do maestro para que a apresentação se inicie.

Mas, a posição correta de um spalla em uma apresentação de orquestra é ao lado esquerdo do maestro, onde ele estará sentado na primeira cadeira de violino. Portanto, fica à frente de todos os músicos e em um posicionamento que mostra o seu apoio ao maestro.

Qual a importância do spalla para a orquestra?

O spalla, assim como o maestro, é um músico que possui destaque na apresentação de uma orquestra. Mas existem outros pontos a se considerar a respeito da sua importância nos demais momentos.

Como o spalla serve de apoio, como se fosse o “braço direito” do maestro, ele é quem constrói um diálogo com o maestro ao longo da apresentação. Desse modo, serve para definir uma ponte entre o maestro e a orquestra de modo geral.

Além de garantir este diálogo, o spalla também é responsável pela afinação da orquestra. Por fim, ele também fica com as partes solistas de violino ao longo de uma peça.

Você entende o Maestro e seus gestos?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @vallourec e @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!