Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Qual é a forma mais fácil de aprender a tocar flauta?

flauta-instrumento-aprender-tocar

A flauta é um instrumento musical super popular e muitas pessoas sonham em saber tocá-lo corretamente. Vale dizer, ainda, que a flauta é uma ferramenta musical que faz parte de corais e de apresentações artísticas, tanto individuais quanto coletivas.

Você, assim como muitas pessoas, é apaixonado por esse instrumento musical e gostaria de aprender a tocá-lo de forma fácil? Se respondeu afirmativamente, continue a leitura deste conteúdo. Aqui, apresentamos algumas dicas que podem te ajudar muito.

Conheça seu instrumento musical

Em primeiro lugar, é fundamental conhecer bem a sua flauta. Por isso, leia bastante sobre esse instrumento musical e, caso tenha uma, entenda a função dos buracos que a compõem, bem como de suas outras partes.

Normalmente, uma flauta é composta de três partes. A cabeça, que traz o bico do instrumento; o corpo, com os orifícios por onde o som sai e, por fim, o pé, que tem uma forma parecida com a de um sino.

Aprenda a segurar a flauta

Para aprender a tocar flauta de forma fácil, não basta apenas entender sua função e conhecer suas partes, é também essencial aprender a segurar o instrumento musical de forma correta. Afinal, é isso que fará com que você consiga obter êxito ao tocar esse instrumento.

Em primeiro lugar, você deve pegar a flauta e colocar seu bico nos lábios. Depois, deve fechar a boca e usar os dedos para segurar o instrumento, bem como para fazer o manejo em relação aos orifícios presentes na flauta.

Entenda o básico sobre as técnicas de sopro

É importante também destacar que você deve entender o básico sobre técnicas de sopro. Afinal, é o sopro que produzirá o som na flauta.

Caso você sopre com muita força, a flauta produzirá um som agudo e desconfortável. Por outro lado, se soprar moderadamente, o seu instrumento produzirá um som agradável e confortável. O ideal é que você faça um teste prévio, soprando na flauta para conhecer os sons produzidos por ela.

Treine músicas fáceis na flauta

No início pode parecer difícil, mas com um pouco de treino é possível aprender de forma mais rápida a tocar a flauta. Como dica, treine bastante músicas simples e básicas em sua flauta. Quando aprendê-las, você pode partir para músicas mais complexas, que exigem mais conhecimento e treino de sua parte.

Faça um curso de flauta

Por fim, como última dica, se for possível faça um curso de flauta ou participe de alguma instituição social que seja voltada para o ensino de música. Fica muito mais fácil aprender a tocar um instrumento, seja a flauta ou qualquer outro – como violão, violino e piano – quando se pode contar com a ajuda de um professor ou orientador.

Agora que você está por dentro de algumas dicas para aprender a tocar flauta, que tal se organizar para iniciar seus estudos?

Para ter acesso a mais artigos como este, acompanhe as publicações em nosso blog. Nele, estamos sempre trazendo conteúdos que podem enriquecer seus conhecimentos sobre o incrível universo da música.

Atravessando gerações: Conheça a história da flauta


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!