Todo cantor ou aspirante quer saber qual é o seu tipo de voz, mas nem sempre é fácil descobrir exatamente como fazer essa classificação.
Descobrir o seu tipo de voz não é apenas uma questão de olhar para o seu alcance vocal, mas também para uma série de características distintivas. Por exemplo, a tessitura e o timbre vocal podem ser tão importantes quanto o alcance para definir os diferentes tipos. Este é geralmente o caso de sopranos e mezzosopranos — eles podem ter o mesmo alcance, mas os mezzosopranos têm uma tessitura mais baixa e um timbre mais grave.
Soprano, mezzosoprano, contralto, tenor, barítono ou baixo: no artigo a seguir você vai descobrir como identificar o seu tipo de voz e como trabalhar o seu canto da melhor forma. Confira!
Variáveis na determinação do tipo de voz
De forma resumida, o seu tipo de voz é resultado das seguintes variáveis vocais:
• Alcance – as notas que seu corpo pode produzir;
• Peso – vozes agudas, brilhantes e ágeis; vozes pesadas, poderosas, ricas e mais graves;
• Tessitura – parte do intervalo que é mais confortável para cantar;
• Timbre – qualidade e textura de voz;
• Pontos de transição – pontos onde você muda a respiração do peito, para o meio, para o registro da cabeça;
• Registros vocais – como cada registro é estendido; nível de fala – intervalo de fala;
• Características físicas.
A partir dessas variáveis, é possível criar uma escala que define em que ponto do espectro vocal você se encontra.
Tipos de voz
Se você cantar em um coral ou tiver aulas de canto, provavelmente já foi classificado como soprano, mezzosoprano ou contralto (contralto), se for mulher. Contratenor, tenor, barítono ou baixo, se for homem. Mas você tem certeza de que foi classificado corretamente? Então confira as dicas a seguir para cada tipo de voz!
● Soprano | Todas as sopranos tem em comum a capacidade de cantar notas mais altas com facilidade. Uma soprano típica pode vocalizar do DÓ 3 ao FÁ 5, embora uma coloratura soprano possa cantar muito mais alto do que isso.
● Mezzosoprano | Este é o segundo tipo de voz feminina mais alta e é um dos mais versáteis, principalmente para óperas. Sua extensão vai do LÁ 2 ao SI 4.
● Contralto | Contraltos são comumente conhecidas por serem vozes de apoio às sopranos, mas uma contralto de tessitura baixa é mais rara e valiosa. Espera-se que uma contralto seja capaz de vocalizar de MI 2 a LÁ 4.
● Tenor | Um verdadeiro tenor tem uma alta tessitura, do DÓ 2 ao RÉ 4, e usa uma mistura de ressonância da cabeça e falsete em oposição ao falsete sozinho. Tem a característica de sustentar notas graves com pouco esforço.
● Barítono | O barítono é o tipo de voz masculino mais comum. Seu alcance é em algum lugar entre um SOL 1 e o LÁ 3, mas, com algum esforço, pode se estender e alcançar o tenor e o baixo.
● Baixo | O baixo é o tipo de voz masculino que canta as notas mais graves, comparáveis às de um violoncelo. O alcance do baixo vai do DÓ 1 ao FÁ 3.
Como trabalhar a voz
Agora que você sabe como identificar o seu tipo de voz, conheça algumas sugestões para trabalhar a voz e melhorar o seu talento:
● Respire direito | As pessoas que não falam pelo diafragma também não respiram pelo diafragma. Para respirar corretamente, simplesmente inspire e deixe a barriga encher, expire e deixe a barriga esvaziar.
● Use o diafragma para fazer qualquer som | Se você está cantando, falando, cantando, rindo ou até mesmo bocejando, desenvolva o hábito de projetar esses sons a partir do diafragma.
● Faça uma aula de canto ou de atuação | Muitos desses cursos começam com aquecimentos vocais do diafragma que podem ensinar você a projetar a voz e melhorar o seu alcance vocal.
● Trabalhe com um professor particular | Ao usar os serviços de um professor de canto, a maioria dos clientes consegue acessar sua melhor voz (mais poderosa e atraente) em cerca de uma hora.
Se você gostou deste post:
– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no X e no YouTube!
– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!
– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!
– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!
– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr