Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Principais causas da vulnerabilidade social

vulnerabilidade-social-indivíduo-sociais-grupo-trabalh-acessar-recurso-sabra

A vulnerabilidade social é, basicamente, uma conjuntura em que certos indivíduos e grupos sociais não conseguem acessar integralmente os direitos, serviços e recursos que são assegurados pelo Estado para todos os seus cidadãos.

Assim, teoricamente, todos deveriam ter acesso à saúde, educação, lazer e tratados de acordo com o princípio de isonomia. Na prática, entretanto, há diversos fatores estruturais que interferem no modo como a lei é aplicada e na forma como os bens e recursos são distribuídos, provocando a desigualdade e, consequentemente, a vulnerabilidade de alguns grupos.

Há diferentes tipos de vulnerabilidade social, algumas mais associadas aos recursos econômicos, materiais e educacionais e outras demarcadas por certas características apresentadas indivíduos que os colocam em posição de desvantagem nos diferentes âmbitos. Apesar da diferença, os diversos tipos de vulnerabilidade social se sobrepõem.

Entenda a seguir quais são as causas mais comuns da vulnerabilidade. Vamos lá!

Relações precárias de trabalho

Como resultado da estrutura social em que vive, o indivíduo vulnerável geralmente se mantém com a renda provinda de trabalhos precários e é mais propenso a sofrer com o desemprego e as crises econômicas, pois faz parte de grupos sociais que são os primeiros a serem afetados em cenários de instabilidade.

Devido à dificuldade em acumular capital, está em condição mais propícia de sofrer mudanças inesperadas em sua qualidade de vida: os recursos materiais e imateriais são escassos e, por isso, há maior exposição às situações de vulnerabilidade.

Assim, a vulnerabilidade social não se referente exatamente à pobreza, mas sim à uma posição social e econômica frágil que pode declinar rapidamente caso os laços, já precários, que mantém o indivíduo minimamente inserido na sociedade se rompam.

Espaço geográfico ocupado

Outro fator que está intimamente ligado às relações de trabalho e ao poderio econômico é o local habitado por cada pessoa. Por causa dos recursos financeiros escassos que obtém no mercado de trabalho, as pessoas em vulnerabilidade social buscam por moradias em locais que correspondam à sua realidade financeira.

Por conseguinte, áreas afastadas dos centros, com serviços públicos precários, maiores índices de violência, construções inseguras, entre outras características colocam o indivíduo em vulnerabilidade.

As áreas geográficas marginalizadas também apresentam riscos ambientais e sociais: enchentes, desabamentos, contaminações, exposição às doenças, deslizamentos de terra, submissão a grupos criminosos etc.

Além disso, a vulnerabilidade social geográfica é ainda maior quando os grupos se veem obrigados a realizar ocupações ilegais em construções abandonadas que são propriedades privadas.

Baixa escolaridade

Se por um lado as relações precárias de trabalho são provocadas pela baixa escolaridade, por outro, as circunstâncias se opõem ao indivíduo em vulnerabilidade social que busca acesso à qualificação profissional e, principalmente, ao ensino superior.

A obrigação de sobreviver financeiramente em condições precárias dificulta consideravelmente a continuidade dos estudos em seus diferentes níveis, desde a educação básica até a faculdade. O que contribui, por fim, para a manutenção do indivíduo em condição de vulnerabilidade.

A vulnerabilidade social em suas diversas formas provoca um sentimento de incerteza, insegurança e deslocamento da sociedade.

Nesse cenário, as ações afirmativas e as políticas públicas voltadas para atenuar essas diferenças e oferecer maior segurança e qualidade de vida aos grupos expostos à vulnerabilidade social são fundamentais para garantir que todos possam exercer plenamente a sua cidadania.


Se você gostou deste post:

  • SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

  • CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

  • ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

  • COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @culturagovbr

Como a música ajuda crianças em vulnerabilidade social?

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!