Compositores brasileiros – MPB

Os melhores livros para os fãs de compositores brasileiros começarem a ler

Há décadas o Brasil faz história na música e a diversidade sonora é riquíssima. Desde a música erudita até a popular, diversos artistas já deixaram o seu legado eternizado em nossa cultura.

Para os fãs de compositores brasileiros, vamos listar os melhores livros, entre artistas dos mais variados segmentos musicais, para que você possa fazer uma boa viagem no ritmo e na vida dos maiores e mais consagrados do país.

Cartola – Semente de Amor (Arley Pereira – Sesc Livros, 2008)

Agenor de Oliveira, o eterno Cartola, considerado por muitos, o maior sambista de todos os tempos.

Essa biografia conta a história de como este gênio da música brasileira cresceu e formou-se como sambista. A obra conta as histórias e relacionamentos do artista, que inspiraram suas memoráveis canções.

Chiquinha Gonzaga – Uma História de Vida (Edinha Diniz – Zahara, 2009)

Naqueles tempos em que as mulheres eram excluídas da sociedade, Chiquinha simplesmente descreveu sua vida na arte, emplacando um dos maiores refrões da história da música brasileira: “Ó abre alas, que eu quero passar”, como um pedido de igualdade entre gêneros e a luta pela inclusão feminina na sociedade.

Chiquinha deixou uma obra de aproximadamente duas mil canções e mais de setenta partituras para peças de teatro. Quase uma centena de imagens do acervo da família e da cidade do Rio de Janeiro estão presentes no livro.

Pixinguinha – Vida e Obra (Sérgio Cabral – Lumiar, 1978)

Um dos principais nomes da música brasileira, este livro conta praticamente a vida inteira de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o eterno Pixinguinha.

Diversas características marcantes de sua personalidade estão aqui presentes, desde sua juventude, até os tempos de ouro e sua convivência com o álcool.

Noel Rosa – Uma Biografia (João Máximo e Carlos Didier – Editora LGE, 1990)

A trajetória de Noel é retratada dentro dos acontecimentos de sua época. A era do rádio, a Revolução de 30 e a política do café-com-leite, além do período na zona do Mangue e o Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro.

Apesar da morte precoce do artista, seu legado na música popular brasileira é tido como um dos mais importantes.

Cazuza – Só As Mães São Felizes (Regina Echeverria e Lucinha Araújo – Editora Globo, 2004)

Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, detalhou à Regina Echeverria fatos importantes de sua vida com o único filho, falecido em 1990. A obra conta com uma série de imagens de um dos principais compositores da música brasileira, incluindo o acervo pessoal da família.

Rita Lee – Autobiografia (Rita Lee – Globo Livros, 2016)

A rainha do rock nacional publicou em 2016 uma autobiografia, revisitando sua infância e seus primeiros passos na música. Diversos acontecimentos, incluindo sua prisão em 1976, o nascimento dos seus filhos durante sua carreira, sua vida com as drogas, suas canções e discos clássicos, além dos melhores momentos durante seus dias de glória.

Vinícius de Moraes – O Poeta da Paixão (José Castello – Companhia das Letras, 1994)

O jornalista José Castello realizou diversas entrevistas com mulheres, amigos e parceiros do poeta, dramaturgo, cantor compositor e jornalista Vinícius de Moraes, um dos maiores artistas da história do Brasil. A obra reúne diversos desses relatos.

Tom Jobim – Histórias de Canções (Wagner Homem e Luiz Roberto de Oliveira – Leya C.P., 2012)

Quem gosta de ler sobre compositores brasileiros, não pode deixar de conferir essa incrível edição da série “Histórias de Canções”, retratando a história da música brasileira e da bossa nova passando pelo talento de Tom Jobim.

A trajetória do compositor é apresentada por meio de uma série de curiosidades sobre as músicas que o tornaram tão admirado não apenas no Brasil, mas também em todo mundo.

Elis Regina – Nada Será Como Antes (Julio Maria – Master Books, 2015)

Este livro narra a vida do “furacão” Elis, desde o começo de sua vida em Porto Alegre, até seu precoce e trágico fim, quando a cantora estava prestes a dar um novo rumo para a sua vida.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Festivais 2020 – música clássica

Os melhores festivais de música clássica para você acompanhar em 2020 (se a Covid-19 permitir…)

A música possui um poder belíssimo de tocar o mais profundo de nosso ser. A música clássica, sobretudo, possui um poder ainda mais penetrante e direta ou indiretamente, se adentra por nossos poros e nos motiva a uma vida mais feliz, mais leve e esperançosa. Neste ano de 2020, temos muitas ocasiões onde poderemos ser tocados por essa magia! Listamos os principais festivais de música clássica desse ano para que você possa se programar e apreciar o maior número possível.

Contudo, por motivos de saúde pública, muitos festivais foram cancelados ou adiados por conta do vírus COVID-19. Ainda assim, esse quadro não será infinito, e estamos todos contando que a pandemia passe imune a quantas pessoas forem possíveis, no Brasil e no mundo, e que logo tudo volte a se estabilizar.

Ademais, esperançosos sempre, vamos conhecer os melhores festivais vigentes para que você, sua família e seus amigos possam se encantar ao longo de 2020.

Festival de Campos do Jordão

Conhecido para além das fronteiras brasileiras, este é um dos maiores festivais de música clássica da América Latina. Contam com grande estrutura e passagem de alunos e artistas de diferentes partes do mundo.

Durante esse mês de festividades, são ministradas aulas a alunos da área musical realizadas por professores e maestros convidados de diferentes partes do mundo, e sua programação conta com espetáculos tanto gratuitos quanto pagos.

A 51ª edição será realizada na cidade turística de Campos do Jordão – São Paulo dos dias 29 de junho a 28 de julho.

Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa

Este é um dos maiores eventos de música erudita da região nordeste do nosso país, e conta com uma semana de diversas atrações musicais em diferentes locais da capital paraibana. O destaque vai para as apresentações em diferentes igrejas que compõe o cenário histórico-cultural da cidade.

Assim como outros festivais, “masterclasses” são oferecidos aos alunos e demais pessoas com experiência na área musical e ministrada por professores convidados de diversas localidades.

Até o momento não foram divulgadas as datas do evento e do processo seletivo para participar das aulas, mas as edições anteriores foram realizadas no mês de novembro. Por isso, fiquemos atentos às informações nos próximos meses!

Festival Internacional “Música na Serra”

Nesse ano acontece a 8ª edição do festival internacional “Música na Serra”, que faz parte da programação do Festival de Inverno “Serra Catarina”.

Anualmente, o Festival Internacional acontece na cidade de Lages – Santa Catarina, e reúne estudantes, maestros e espectadores de diversos lugares do país. São oferecidos cursos de música a alunos que já possuem experiência na área e, no período da noite há apresentações que são o resultado das trocas de experiências e conhecimentos.

“Música na Serra” será realizada gratuitamente no período de 19 a 25 de julho no Teatro Municipal Marajoara. As inscrições para participar das aulas podem ser feitas no site do festival no período de 3 de março a 30 de junho.

Neste artigo contamos um pouco dos principais festivais que terão no país ainda nesse ano. Não deixe de apreciar esses eventos e valorizar a arte musical! Bons eventos e até a próxima!


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Dicas de podcasts para quem ama literatura

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Teorias conspiratórias – música

4 teorias conspiratórias do mundo da música que você precisa conhecer

Michael Jackson e Elvis não morreram! Todo mundo já leu e ouviu isso por aí, não é mesmo? Será que é verdade?
Então, essa é uma das teorias conspiratórias ou uma lenda urbana da internet. Essas teorias são alguns “fatos” obscuros que são descobertos pelo público sobre os seus artistas favoritos. Elas se baseiam em fotos, entrevistas, vídeos e músicas. Algumas pessoas chegam a usar isso como prova para validar a sua ideia.
Nesse artigo iremos te contar 4 teorias conspiratórias do mundo da música que você precisa conhecer e tirar as suas próprias conclusões. Confira!

1. Teorias conspiratórias – O disco da Xuxa

Essa teoria ganhou até um espaço no coração dos brasileiros. É um ícone e patrimônio nacional e já existe há mais de 30 anos.
Tudo começa em 1989 em Sorocaba, interior de São Paulo, onde supostamente uma criança teria sido morta por uma boneca da Xuxa que estava possuída pelo diabo.
Mais tarde, as pessoas passaram a investigar a vida e obra da cantora, até que, eureca! Ilariê tocada ao contrário nada mais é que uma porta para o inferno!

2. Teorias conspiratórias -Beyonce não engravidou

Beyonce e Jay-Z constituíram uma família e abalaram não só o mundo da música quando anunciaram o nascimento de gêmeos. No entanto, é na primeira filha do casal que precisamos nos concentrar, Blue Ivy.
De acordo com a história, ela sempre quis ter filhos, no entanto, não queria ganhar peso para manter a rotina de shows. “Especialistas da internet” afirmam que entre uma semana e outra a barriga dela cresceu absurdamente, e que durante uma entrevista ela teria dobrado quando a cantora se sentou.

3. Teorias conspiratórias – Avril Lavigne está morta – e voltou

Avril Lavigne foi um sucesso entre os adolescentes dos anos 2000. Ela era uma garota punk-rock que usava roupas militares e não ligava para a opinião de ninguém. Até que, em 2007 lança o álbum The Best Damn Thing onde a estética e o conceito mudaram completamente.
Agora era uma garotinha de família que usava rosa e sonhava com o namorado. Até mesmo a aparência havia mudado, o que gerou boatos sérios sobre ela ter morrido em um acidente, e a gravadora, para continuar lucrando, substituiu por uma sósia.

4. Teorias conspiratórias – John Lennon foi morto pela CIA

A morte do ex-Beatle em 1980 na frente do Edifício Dakota chocou o mundo e acabou com um sonho. Os inquéritos policiais dizem que ele foi morto por um fã. No entanto, parte do público não aceitou essa explicação, e tinha uma muito mais obscura.
John Lennon foi morto a mando da CIA, do FBI, e de partidos de direita.
Aparentemente, essas entidades estavam incomodadas com comentários como “os Beatles são mais famosos que Deus”, ou a negação que Imagine tinha à religião. Isso foi visto como um risco para a sociedade, uma vez que o músico exercia enorme influência sobre o público, então, para resolver, um assassinato foi encomendado.

Teorias da conspiração possuem um apelo muito forte ao público, pois contam histórias populares de uma maneira muito mais criativa. Pactos, assassinatos encomendados pelo governo e ambição de grandes corporações chamam a atenção, sem dúvida. Essa é a razão pela qual essas histórias ganharam tanta força e entraram para o hall de histórias clássicas da música.
No entanto, precisamos ter atenção. Nem tudo o que está na internet é verdade. Se você encontra uma notícia em tom alarmista, ou que promete contar a história verdadeira, desconfie. Pesquise em mais de uma fonte antes de tirar as suas conclusões.
E agora, o que você achou dessas histórias? Conte nos comentários.


FIA – IRPF 2020 – DOE PARA A SABRA.

Você escolhe onde parte de seu imposto de renda será aplicado. Junto com a SABRA, seus projetos e ações você vai ajudar a transformar vidas. Sem custos para você e não interfere em outras deduções. Aproveite o tempo de quarentena do Covid-19 para fazer sua declaração IRPF 2020.

Veja como é fácil: são poucos passos!

1 – Após preencher e conferir sua declaração no programa da Receita Federal e antes de remete-la, cliquar na aba “Doações Diretamente na Declaração” e clicar em “Novo” FIA - Fundo da Infância e Adolescência 2 – Selecionar as opções: Municipal, Estado (MG – Minas Gerais) e Município (Betim – 21.101.865/0001-14); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 3 – Verificar o “Valor Disponível para Destinação” e copiar o número para o campo “Valor” (valor da doação); FIA - Fundo da Infância e Adolescência 4 – Após clicar em “OK” é preciso selecionar a aba “Darf – Doações Diretamente na Declaração – ECA”, imprimir o documento e realizar o pagamento até a data de vencimento. 5 – Para finalizar, digitalizar o comprovante de pagamento do DARF e enviar para o Conselho da Criança e Adolescente de Betim (cmdcafiabetim@gmail.com) com cópia para a SABRA (sabra@sabra.org.br). Na mensagem informar que a doação deverá ser destinada à Sociedade Artística Brasileira SABRA. 6 – Pronto! Você acabou de transformar vidas!

Conheça mais sobre a dança contemporânea

Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!