Mulheres na música: x instrumentistas brasileiras que você precisa conhecer

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Sem dúvida alguma, inúmeras vozes femininas marcaram e continuam marcando a música brasileira. Nesse sentido, vários nomes surgem imediatamente na mente, como Elis Regina, Maria Bethânia, Alcione e Elza Soares, por exemplo.

No entanto, quando questionado sobre as instrumentistas musicais do país, será que acontece o mesmo? É provável que não, uma vez que as instrumentistas acabam não recebendo a mesma atenção que as vozes femininas.

Tendo isso em vista, preparamos este conteúdo para mudar essa realidade. Aqui, você conhecerá cinco incríveis instrumentistas brasileiras. Confira!

1. Cecília Aprigliano

Cecília Aprigliano nasceu no Rio de Janeiro e, em 1982, iniciou seus estudos de viola de gamba no Brasil, dando sequência nos Estados Unidos e França.

Com larga experiência na viola de gamba, Cecília Aprigliano, em 1990, tornou-se a primeira professora desse instrumento na famosa Escola de Música de Brasília. Além disso, contribui para fundar o grupo Estúdio Barroco.

Dessa forma, pode-se dizer que Cecília Aprigliano é um dos principais nomes femininos brasileiros ligados ao instrumento viola de gamba.

2. Cida Moreira

Nascida em São Paulo, Cida Moreira é cantora e pianista. A artista começou seus estudos na música ainda na infância, quando tinha apenas 5 anos. Aos 6, cantou pela primeira vez em uma emissora de rádio de São Paulo.
Vale acrescentar que Cida Moreira era mais que uma pianista e cantora. Também se tornou atriz em 1970, sendo uma forte simpatizante da arte dramática.

No que diz respeito à música, a discografia de Cida Moreira se destaca porque homenageia diversos artistas brasileiros, entre eles Chico Buarque.

3. Cristina Braga

Cristina Braga nasceu em 1966 no Rio de Janeiro e se tornou uma das harpistas mais respeitadas do Brasil. Nessa direção, vale destacar que ela foi a primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além disso, também se tornou professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A instrumentista já tocou com artistas como Noel Rosa, Nara Leão e Chico Buarque, além de outros.

4. Inezita Barroso

Outro importante nome que merece ser conhecido é Inezita Barroso. Nascida em 1925 em São Paulo, Inezita Barroso, que se apaixonou pela cultura nordestina, começou logo cedo a tocar viola e violão

A instrumentista se apresentou em diversas rádios e filmes. Também aproveitou seu talento para ensinar música e dirigir programas televisivos, como TV Cultura e Minha Viola.

Por fim, cabe destacar que, ao longo de sua trajetória, recebeu importantes prêmios, como o Troféu Roquette Pinto.

5. Badi Assad

Badi Assad, cujo nome real é Mariângela Assad Simão, nascida em 1966 em São Paulo, começou a estudar música ainda na sua infância, por influência de seu pai, o bandolinista Jorge Assad.

Formou-se em Piano e Violão. No entanto, passou a ser conhecida a partir deste último, tanto que, aos 15 anos, foi considerada a melhor violonista no Concurso de Jovens Instrumentistas, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro. Também recebeu o prêmio de melhor violonista brasileira no Concurso Internacional Villa-Lobos, conquistando prestígio mundial.

Agora que você conhece alguns dos principais nomes femininos que fizeram e fazem fama nos instrumentos musicais, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Assim, você possibilita que esses nomes tenham maior alcance e reconhecimento. Combinado?

Como era a música popular no Brasil do século XIX?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Principais desafios para o Brasil atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Esgotamento de recursos, aquecimento global, poluição, são alguns elementos do cenário atual que vão na contramão do conceito de desenvolvimento sustentável.

Apesar de ser um conceito bastante amplo, mas é possível definir o desenvolvimento sustentável, em linhas gerais, como o desenvolvimento que permite o suprimento das necessidades da geração atual sem que a capacidade de atendimento da necessidade das gerações futuras seja comprometida.

No Brasil a pauta do desenvolvimento sustentável é largamente discutida, o país já foi sede das conferências mais importantes da história sobre o tema: a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento) e a Rio 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).

O objetivo dos eventos foi reafirmar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, e durante a Rio 20, o conceito de desenvolvimento sustentável foi consolidado em suas 3 dimensões: social, econômica e ambiental.

Atualmente, o desenvolvimento sustentável é orientado principalmente pela Agenda 2030, um plano global desenvolvido pela ONU em 2015 que definiu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas que visam erradicar a pobreza e oferecer condições de uma vida digna a todos, sem comprometer as gerações futuras. Para cumprir os objetivos definidos pela Agenda 2030, o Brasil precisará lidar com diversos obstáculos. Destacamos aqui os que representam os maiores desafios.

As consequências da revolução verde

Movimento iniciado no México que chegou ao Brasil durante o período da ditadura militar (entre as décadas de 1960 e 1970), a chamada Revolução Verde foi um período de intenso investimento na criação e aprimoramento de novas técnicas agrícolas.

O resultado foi o aumento expressivo da produção, porém, as consequências do período perduram até hoje. Desmatamento massivo, utilização de agrotóxicos que contaminam solos e rios transformando negativamente os ecossistemas, e a expulsão dos pequenos produtores (o que aumentou o êxodo rural e, consequentemente, as populações periféricas) são as principais consequências.

Atualmente, a agricultura não possui seu foco totalmente voltado para a produção, mas há uma cultura de sustentabilidade imergindo. Entretanto, ainda há um caminho longo para reverter o cenário criado pela Revolução Verde.

A crise sanitária do novo coronavírus

Não há dúvidas de que o advento da pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente todas as áreas e tarefas. Tal mudança radical tem impactos sensíveis no alcance das metas de desenvolvimento sustentável definidas pela ONU em 2015.

No âmbito da saúde pública, destacamos a superlotação hospitalar, escassez de insumos e interrupção de atendimentos não relacionados à covid-19. Nota-se também um grande aumento dos problemas de saúde mental.

O acesso à educação, por sua vez, tornou-se ainda mais difícil. O ensino a distância trouxe grande prejuízo ao aprendizado de crianças e adolescentes em idade escolar, uma vez que houve a necessidade de uma adaptação brusca do ensino presencial para o remoto. Ademais, o acesso à internet, computadores, tablets e celulares não é uma unanimidade entre os alunos, muitos dos quais não tem condições de assistir às aulas.

Além desses desafios, o Brasil ainda precisa lidar com outros inúmeros obstáculos como saneamento básico escasso (o que facilita o contágio pelo novo coronavírus), aumento da incidência de violência doméstica, crise econômica e desemprego.

Os impactos da pandemia ainda não são todos conhecidos. Mas não restam dúvidas de que há muito trabalho pela frente.

Turismo sustentável: o que é e qual sua importância


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

A música e seu poder de nos inspirar

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Você sabe quais são os benefícios estimulados pela música para a saúde mental e sociabilidade? Muitas pessoas amam ouvir música, mas não sabem o motivo pelo qual nos sentimos tão bem ao escutá-las.
Neste informativo, você vai descobrir o por quê da música exercer esse poder tão magnético e como você pode fazer com que ela atue de maneira assertiva e benéfica em sua vida.

Benefícios da música para a saúde mental

De acordo com Molly Warren, mestre em Musicoterapia pela Universidade do Estado de Colorado, em uma publicação para o CVV (Centro de Valorização da Vida), a música é uma grande aliada no processo de recuperação de trauma, atua como agente regulador de emoções, além de poder fortalecer as conexões sociais.
Independente do gênero, em razão do ritmo e a repetição, a música age no neocórtex (uma região do cérebro onde estão as áreas mais desenvolvidas do córtex, o que acalma e reduz a impulsividade). Então, se ouvir música já faz parte da sua rotina, você pode utilizá-la para equilibrar mudanças de humor e, consequentemente, auxiliar na sociabilidade.
Se você gosta de música e tem o interesse de aproveitar os benefícios que ela pode trazer para a sua saúde mental e ainda experimentar a integração social estabelecida através da Arte e da Cultura, acompanhe o texto para descobrir como pode fazer isso!

Como a SABRA pode ajudar?

A Sociedade Artística Brasileira SABRA pode fortalecer o seu bem-estar por meio da experiência viva da interação entre a Instituição e as comunidades atendidas, bem como da integração social dos participantes através da Arte e da Cultura, o que colabora com a integração, também, no mercado de trabalho.
Além disso, o programa visa promover o apoio de crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social através do poder da Arte e da Cultura, impulsionar a autonomia e estimular a autoconfiança, tornando possível a construção do seu próprio futuro e o desenvolvimento de ambientes familiares mais saudáveis, comunitários e protetores.

Quais são as opções de curso oferecidas e quais seus objetivos?

1. Orquestras
As orquestras surgiram com o objetivo de auxiliar os jovens em situação de risco pessoal e social através da riqueza e da beleza da música clássica. Possibilita a inclusão desses jovens na área profissional e, ainda, proporciona o desenvolvimento pessoal a partir do aprendizado e da autoconfiança promovidos pelo aumento do protagonismo e da participação cidadã.
2. Oficina musical e corais
Assim como as orquestras, possuem a intenção de auxiliar os jovens em situação de risco pessoal e social, mas também atua no processo de ensino-aprendizagem ao reduzir a recorrência de envolvimento em situações de risco e, para mais, possibilita o resgate da autonomia, da autoestima e da identidade, por meio do fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

Deseja participar ou ser um colaborador?

Dada a importância da música e da integração social por meio da Arte e da Cultura para a promoção do bem estar e do desenvolvimento pessoal e social, o nosso Instituto oferece esses serviços e outros mais de maneira gratuita!
A instituição é mantida por doações e patrocínios com os benefícios da Lei Rouanet, então, se deseja colaborar com os nossos projetos de alguma forma, entre em contato com a gente.
Estamos localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e se você quer melhorar a qualidade da sua saúde mental e aproveitar os benefícios que a música pode trazer para a sua vida, contate-nos por meio do nosso site, e conheça nosso trabalho!

Como está a saúde e o bem-estar dos brasileiros?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]