Audição de alunos de Musicalização

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Escola de Música SABRA

Alunos de violino da Professora Janete Rocha – 2021

Vídeos gravados remotamente pelos alunos e editados pela professora.

Violino-escola-musica-sabra

Profa. Janete Rocha

Música: 2 por 10
Ana Júlia Carvalhho, Davi Israel da Silva, Nina Carvalho e Rafael Beni

Música: Pot Pourri – 9ª sinfonia e Jingle Bells
Arthur Aquino, Bárbara Viana, Lavínia Firmiana, Letícia Brasileiro e Vitória Emanuele

Música: Noite Feliz
Ana Luiza da Silva Guedes, Arthur Aquino, Caio Henrique de Azevedo, Davi Franklin Pinto, Daniela Martins Pinto, Helena Moreira, Iasmim Pires, Isabela Dutra Brandão, Isabela Fernandes, Isadora de Azevedo, Lucas Henrique do Nascimento, Maria Fernanda da Silva Salomão, Nathalia Fernandes e Vinícius CerqueiraNoite Feliz

Música: Borboletinha
Caio Henrique de Azevedo e Isadora de Azevedo Rodrigues

Música: Minueto – Bach
Helena Moreira

Música: Odeon – Ernesto Nazareth
Victoria da Silva Couto

Música: AEIOU – Noel Rosa e Lamartine Babo
Isabela Dutra Brandão

Alunos de violoncelo do Professor Frank Rocha – 2021

Vídeos gravados pelo professor.

frank-violoncelo-música

Prof. Frank Rocha

Música: Stand By Me – Ben E. King
Yasmim Pires, Gabriel Henrique, Arthur Martins

Música: Frère Jacques – Cantiga francesa
Emanuel Kenedy e Francisco

 

 

 

 

 

 

 

 


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Benefícios da educação patrimonial para crianças e adolescentes

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Em um mundo onde a internet parece chamar mais atenção do que a vida real, é preciso incentivar educação patrimonial para crianças e adolescentes. Isso quer dizer gerar projetos que colaborem para que esse jovens conheçam mais sobre o local onde vivem.

Afinal, sem esse trabalho, os centros das cidades passam a ser apenas locais onde há prédios antigos, teatros, praças com nomes de desconhecidos. Daí a necessidade de gerar uma aproximação de crianças e adolescentes para com esses espaços, gerando diversos benefícios que falamos adiante. Continue a leitura para saber!

Um novo olhar para o patrimônio da cidade

Os projetos para valorização patrimonial ajudam as crianças e os adolescentes a desenvolverem um novo olhar para o espaço onde nasceram ou mesmo estão visitando em um passeio, por exemplo. Colaborando para despertar uma visão maior sobre arquitetura, arte e cultura presentes em um local.

O resultado disso, sem dúvidas, é a formação de um cidadão na vida adulta que sabe apreciar o que sua cidade tem de melhor, desenvolvendo um vínculo com aquele espaço. Inclusive passando adiante para novas gerações.

Manutenção dos espaços públicos

Não podemos esquecer que investir no despertamento dos pequenos sobre patrimônios públicos é garantir também a integridade desses espaços. Uma vez que essas crianças terão uma postura diferenciada, de jamais pensar em ações que prejudiquem esse patrimônio, já que aprenderam a apreciá-lo.

Justamente por compreenderem sua importância, a história por trás desses prédios, praças, enfim. Sem dúvida, algo que contribui para a sociedade como um todo.

Enriquecimento cultural

Um projeto sobre valorização patrimonial também traz para mais perto das crianças o contato com a cultura que gira em torno da cidade. A história passa a ter um significado maior na vida desses jovens, aumentando seu conhecimento, cultura, colaborando para apropriarem-se dessa cultura.

Assim, diferente de apenas ler em um livro didático, o contato físico com um prédio que faz parte da história facilita o aprendizado. Inclusive despertando curiosidade sobre informações mais aprofundadas.

Os projetos de educação patrimonial são dinâmicos

Diferente de ficar na sala de aula ouvindo o professor, quando fazemos um projeto de educação patrimonial levamos os jovens para o local. Assim, as atividades geradas são mais dinâmicas, abrem as portas para um interesse maior por parte desse público.

Por exemplo, para desenhar, escrever ou fotografar o espaço é muito melhor se o contato for presencial, direto com o patrimônio da cidade. Mais divertido para o jovem e que gera mais interesse.

Esses são alguns dos benefícios da educação patrimonial para crianças e adolescentes, que passam a enxergar a cidade de maneira diferente quando alcançam esse despertamento.

O que é essencial para a sociedade como um todo, como vimos, porque esse trabalho gera resultados para a comunidade, valorizando a cultura e ajudando a manter o patrimônio em sua integridade física e valorização.

Por isso, é bom sempre abrirmos os olhos para os projetos dedicados a trazer esse conhecimento para jovens, investindo em cidadãos que conhecem e apreciam os espaços culturais das cidades.

Entre em nosso site e conheça nossos projetos ligados à educação patrimonial e contribua!

https://www.sabra.org.br/site/educa-1/


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Entenda o que é educação patrimonial

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A educação patrimonial pode ser entendida como uma espécie de instrumento e de metodologia para que sem compreenda mais a respeito da cultura, usando de artifícios como o incentivo a leitura, por exemplo.

Portanto, esse processo pode ser definido como algo permanente e sistemático, que leva em consideração todo o trabalho educacional executado no Patrimônio Cultural, que é a principal fonte de conhecimento da Educação Patrimonial, tanto no âmbito coletivo quanto no individual.

Além disso, precisam ser levadas em considerações durante o processo as experiências e os contatos diretos, com base em evidência e em manifestações culturais de origens e formas distintas.

Educação Patrimonial – atividade

O trabalho que é feito pela Educação Patrimonial leva em consideração vários pontos de grande importância através dos quais crianças e adultos serão inseridos em um processo de conhecimento, apropriação e valorização de heranças culturais das quais eles já fazem parte de alguma forma.

O intuito de inserir essas questões na vida das pessoas é para que seja proporcionada a elas uma capacitação muito maior, de forma que possam usufruir desses bens herdados de um modo mais amplo.

Assim, os novos conhecimentos são gerados ao longo do processo, o que fará, consequentemente, haver uma criação cultural contínua. Obter esse conhecimento crítico e essa apropriação consciente em relação ao patrimônio é algo essencial e indispensável, que deve ser cultivado e preservado.

Dessa forma, a Educação Patrimonial pode ser definida de uma maneira mais simplória através do termo “alfabetização cultural”. Nessa visão, as pessoas serão beneficiadas por esse processo, terão a possibilidade de fazer uma leitura e alcançarão uma compreensão mais abrangente a respeito do mundo ao seu redor.

Essa visão leva o indivíduo a conquistar uma compreensão muito maior do universo sociocultural que o rodeia e da trajetória histórico-temporal que faz parte da sua vida. Portanto, esse processo tem finalidades muito importantes, fazendo com que esses indivíduos se vejam de uma forma muito mais positiva perante a comunidade e como resultado há uma valorização da cultura brasileira, que passa a ser compreendida como múltipla e plural.

Ao longo de todo esse processo é necessário que haja um diálogo permanente. Isso será importante para o estímulo da comunicação e da interação, que se torna muito mais facilitada entre as comunidades e os agentes que são responsáveis pela preservação e pelo estudo desses bens culturais.

Educação patrimonial – cenário

Diante desse cenário, há uma possibilidade muito maior para que haja uma troca de conhecimentos positiva, além da formação de parcerias que podem levar à preservação e à valorização ainda maior do patrimônio cultural.

As formas de executar a Educação Patrimonial podem se diversificadas. Isso acontece porque a metodologia utilizada nesse processo será aplicada a qualquer tipo de evidência material ou por meio de manifestações culturais.

Essas aplicações podem levar em consideração objetos, conjuntos de bens, monumentos, sítios históricos ou arqueológicos, paisagens naturais, parques, áreas de proteção ambiental, centros urbanos ou históricos e comunidades de área rural.

Também são levadas em consideração as manifestações populares, de caráter folclórico, bem como os rituais, processos de produção industrial ou artesanal, tecnologias e saberes populares ou qualquer outro tipo de expressão que pode resultar de uma interação entre o indivíduo e o ambiente no qual está inserido.

https://www.sabra.org.br/site/educa-1/


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