Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Benefícios da educação patrimonial para crianças e adolescentes

cultura-projetos-cidades-espaços-patrimonial

Em um mundo onde a internet parece chamar mais atenção do que a vida real, é preciso incentivar educação patrimonial para crianças e adolescentes. Isso quer dizer gerar projetos que colaborem para que esse jovens conheçam mais sobre o local onde vivem.

Afinal, sem esse trabalho, os centros das cidades passam a ser apenas locais onde há prédios antigos, teatros, praças com nomes de desconhecidos. Daí a necessidade de gerar uma aproximação de crianças e adolescentes para com esses espaços, gerando diversos benefícios que falamos adiante. Continue a leitura para saber!

Um novo olhar para o patrimônio da cidade

Os projetos para valorização patrimonial ajudam as crianças e os adolescentes a desenvolverem um novo olhar para o espaço onde nasceram ou mesmo estão visitando em um passeio, por exemplo. Colaborando para despertar uma visão maior sobre arquitetura, arte e cultura presentes em um local.

O resultado disso, sem dúvidas, é a formação de um cidadão na vida adulta que sabe apreciar o que sua cidade tem de melhor, desenvolvendo um vínculo com aquele espaço. Inclusive passando adiante para novas gerações.

Manutenção dos espaços públicos

Não podemos esquecer que investir no despertamento dos pequenos sobre patrimônios públicos é garantir também a integridade desses espaços. Uma vez que essas crianças terão uma postura diferenciada, de jamais pensar em ações que prejudiquem esse patrimônio, já que aprenderam a apreciá-lo.

Justamente por compreenderem sua importância, a história por trás desses prédios, praças, enfim. Sem dúvida, algo que contribui para a sociedade como um todo.

Enriquecimento cultural

Um projeto sobre valorização patrimonial também traz para mais perto das crianças o contato com a cultura que gira em torno da cidade. A história passa a ter um significado maior na vida desses jovens, aumentando seu conhecimento, cultura, colaborando para apropriarem-se dessa cultura.

Assim, diferente de apenas ler em um livro didático, o contato físico com um prédio que faz parte da história facilita o aprendizado. Inclusive despertando curiosidade sobre informações mais aprofundadas.

Os projetos de educação patrimonial são dinâmicos

Diferente de ficar na sala de aula ouvindo o professor, quando fazemos um projeto de educação patrimonial levamos os jovens para o local. Assim, as atividades geradas são mais dinâmicas, abrem as portas para um interesse maior por parte desse público.

Por exemplo, para desenhar, escrever ou fotografar o espaço é muito melhor se o contato for presencial, direto com o patrimônio da cidade. Mais divertido para o jovem e que gera mais interesse.

Esses são alguns dos benefícios da educação patrimonial para crianças e adolescentes, que passam a enxergar a cidade de maneira diferente quando alcançam esse despertamento.

O que é essencial para a sociedade como um todo, como vimos, porque esse trabalho gera resultados para a comunidade, valorizando a cultura e ajudando a manter o patrimônio em sua integridade física e valorização.

Por isso, é bom sempre abrirmos os olhos para os projetos dedicados a trazer esse conhecimento para jovens, investindo em cidadãos que conhecem e apreciam os espaços culturais das cidades.

Entre em nosso site e conheça nossos projetos ligados à educação patrimonial e contribua!

Desafios e oportunidades da educação patrimonial no Brasil


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!