Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Entenda o que é educação patrimonial

cultura-educação-patrimonial

A educação patrimonial pode ser entendida como uma espécie de instrumento e de metodologia para que sem compreenda mais a respeito da cultura, usando de artifícios como o incentivo a leitura, por exemplo.

Portanto, esse processo pode ser definido como algo permanente e sistemático, que leva em consideração todo o trabalho educacional executado no Patrimônio Cultural, que é a principal fonte de conhecimento da Educação Patrimonial, tanto no âmbito coletivo quanto no individual.

Além disso, precisam ser levadas em considerações durante o processo as experiências e os contatos diretos, com base em evidência e em manifestações culturais de origens e formas distintas.

Educação Patrimonial – atividade

O trabalho que é feito pela Educação Patrimonial leva em consideração vários pontos de grande importância através dos quais crianças e adultos serão inseridos em um processo de conhecimento, apropriação e valorização de heranças culturais das quais eles já fazem parte de alguma forma.

O intuito de inserir essas questões na vida das pessoas é para que seja proporcionada a elas uma capacitação muito maior, de forma que possam usufruir desses bens herdados de um modo mais amplo.

Assim, os novos conhecimentos são gerados ao longo do processo, o que fará, consequentemente, haver uma criação cultural contínua. Obter esse conhecimento crítico e essa apropriação consciente em relação ao patrimônio é algo essencial e indispensável, que deve ser cultivado e preservado.

Dessa forma, a Educação Patrimonial pode ser definida de uma maneira mais simplória através do termo “alfabetização cultural”. Nessa visão, as pessoas serão beneficiadas por esse processo, terão a possibilidade de fazer uma leitura e alcançarão uma compreensão mais abrangente a respeito do mundo ao seu redor.

Essa visão leva o indivíduo a conquistar uma compreensão muito maior do universo sociocultural que o rodeia e da trajetória histórico-temporal que faz parte da sua vida. Portanto, esse processo tem finalidades muito importantes, fazendo com que esses indivíduos se vejam de uma forma muito mais positiva perante a comunidade e como resultado há uma valorização da cultura brasileira, que passa a ser compreendida como múltipla e plural.

Ao longo de todo esse processo é necessário que haja um diálogo permanente. Isso será importante para o estímulo da comunicação e da interação, que se torna muito mais facilitada entre as comunidades e os agentes que são responsáveis pela preservação e pelo estudo desses bens culturais.

Educação patrimonial – cenário

Diante desse cenário, há uma possibilidade muito maior para que haja uma troca de conhecimentos positiva, além da formação de parcerias que podem levar à preservação e à valorização ainda maior do patrimônio cultural.

As formas de executar a Educação Patrimonial podem se diversificadas. Isso acontece porque a metodologia utilizada nesse processo será aplicada a qualquer tipo de evidência material ou por meio de manifestações culturais.

Essas aplicações podem levar em consideração objetos, conjuntos de bens, monumentos, sítios históricos ou arqueológicos, paisagens naturais, parques, áreas de proteção ambiental, centros urbanos ou históricos e comunidades de área rural.

Também são levadas em consideração as manifestações populares, de caráter folclórico, bem como os rituais, processos de produção industrial ou artesanal, tecnologias e saberes populares ou qualquer outro tipo de expressão que pode resultar de uma interação entre o indivíduo e o ambiente no qual está inserido.

Desafios e oportunidades da educação patrimonial no Brasil


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

– Os projetos da @sabrabrasil são realizados com o patrocínio máster: @institutounimedbh, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores via Lei de Incentivo à Cultura – @mturismo, @culturagovbr. Patrocínio prata: @vallourec e apoio: @prefeiturabetim

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!