Boas vindas à Sabra   Click to listen highlighted text! Boas vindas à Sabra
Menu fechado

Agricultura sustentável – benefícios

agricultura-sustentavel-saudave-alimento-sociedade-familiar-subsistência

Cuidar do planeta terra deixou de ser ideal para se tornar uma necessidade. Caso contrário, a sobrevivência humana enfrentará sérios riscos. Nesse sentido, podemos dizer que a agricultura sustentável contribui para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, para a manutenção do planeta.

Essa abordagem, cumpre destacar, traz benefícios tanto para a população como para os produtores, pois reduz custos e aumenta a produtividade. Ficou interessado em conhecer os benefícios da agricultura sustentável para a sociedade? Continue a leitura e veja cinco deles!

1. Colabora para a redução de desperdícios

A agricultura sustentável colabora para a redução de desperdícios, promovendo, dessa maneira, o uso correto e adequado dos recursos destinados à agricultura. Na prática, isso contribui para a preservação do meio ambiente e redução de custos. Afinal, utilizando corretamente os recursos de sua fazenda ou propriedade rural, reduz-se a necessidade de novas demandas de materiais.

2. Ajuda a produzir alimentos saudáveis

Outro benefício a se destacar é em relação à produção de alimentos. A agricultura sustentável se utiliza de recursos naturais limpos, ou seja, verdes, o que pode contribuir para a produção de alimentos saudáveis.

Com outras palavras, na agricultura sustentável, busca-se não utilizar recursos que podem afetar o solo e a plantação, sendo um exemplo nesse sentido os agrotóxicos. Diversos especialistas ligados à área de saúde já relataram que esses produtos provocam vários problemas para a saúde humana.

Assim, com a adoção da agricultura sustentável, todos têm a ganhar, principalmente a população.

3. Promove o bem-estar social ou da sociedade

Na agricultura sustentável, uma coisa leva a outra. No caso, ao produzir alimentos saudáveis, a agricultura sustentável colabora para a promoção do bem-estar social, pois coloca na mesa de muitas pessoas alimentos de qualidade e saudáveis.

Além disso, ajuda a reduzir os conflitos entre os produtores e a sociedade, considerando o fato de que traz a possibilidade de implantar uma agricultura sustentável, voltada para o bem-estar de todos.

4. Ajuda a melhorar a imagem da empresa/fazenda

A agricultura sustentável beneficia não apenas à sociedade, mas também às empresas ou fazendas, uma vez que melhora sua imagem. Como consequência disso, elas passam a ser preferência para muitos consumidores.

Nesse contexto, cabe destacar que a adoção de práticas sustentáveis, seja na agricultura ou em qualquer outro setor, é bem vista pela sociedade, uma vez que isso a beneficia no sentido de garantir sua saúde e um desenvolvimento sustentável.

5. Oferece mais opções de compra para a sociedade

Também podemos destacar que a agricultura sustentável se apresenta à sociedade como mais uma opção de compra, ampliando assim suas possibilidades. Com outras palavras, as pessoas podem decidir se querem comprar os alimentos da empresa/propriedade rural X ou Y.

No entanto, certamente, a maioria delas vai preferir comprar alimentos saudáveis, oferecidos por uma empresa que é referência na agricultura sustentável.

Diante do exposto, nota-se claramente que a agricultura sustentável se apresenta como uma abordagem fundamental para o desenvolvimento saudável da sociedade. Garante que ela seja abastecida, mas de forma sustentável.

Comunidades sustentáveis – os pilares para o desenvolvimento

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim. Para ler outros como este, que tal acompanhar as publicações em nosso blog?


Se você gostou deste post:

– SIGA as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

– CONHEÇA o trabalho da Sociedade Artística Brasileira (SABRA) e todas as iniciativas culturais e sociais que ela mantém. Acesse nosso site!

– ENTRE EM CONTATO com a gente. E veja quais são as opções de ajuda na manutenção de nossas ações sociais e culturais. Basta acessar nossa página Doe Agora!

– COMPARTILHE este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também dominarem o assunto!

Descubra mais sobre SABRA - Sociedade Artística Brasileira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Click to listen highlighted text!